Centro Integrado de Reabilitação chega a 60% concluído
26/06/2006 - 00:09:48

Obra do Centro Integrado

Por Elza Muniz
O Centro Integrado de Reabilitação é o maior investimento já feito na área de reabilitação no Piauí. O governo do Piauí, através da Coordenadoria para Integração da Pessoa com Deficiência (Ceid), Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e o Ministério da Saúde estão investindo na construção do prédio R$ 5,6 milhão além de R$ 1,5 para equipamentos, que está em fase de licitação.

Iniciada em dezembro do ano passado, a obra chega a seis meses com cerca de 60% já concluída e com previsão de ser entregue no segundo semestre desse ano. O prédio do Centro Integrado conta com uma estrutura física de 4.366 metros quadrados distribuídos entre três pavimentos. A agilidade com que a obra tem evoluído é um dos pontos que mais chamam atenção de quem visita a construção localizada em frente a maternidade Evangelina Rosa.

O diferencial do Centro inter e multidisciplinar, segundo a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, é a presença de uma equipe multidisciplinar que vai oferecer atendimento clinico na área de reabilitação físico-motora. “Nossa meta é oferecer atendimento de qualidade às pessoas com deficiência, em especial, às mais carentes que não dispõe de recursos”, explica a coordenadora da Ceid, Rejane Dias.

O Centro Integrado de Reabilitação é uma obra pioneira no estado, pois vai equipar o estado com um serviço de excelência em reabilitação física que poucos estados dispõem. “Vamos ter um Centro de Reabilitação no padrão AACD que hoje é referencia quando se fala em reabilitação no país pela experiência de mais de 50 anos”, explica o diretor de gestão da Ceid, Francisco Alencar.

Serviços oferecidos pelo Centro Integrado de Reabilitação - O Centro Integrado de Reabilitação de Teresina oferecerá atendimento de reabilitação às  pessoas com as seguintes doenças: Paralisia Cerebral, Doenças Neuromusculares, Malformações Congênitas, Lesões Encefálicas Adquiridas ( causadas por Traumatismo Crânio Encefálico, Acidente Vascular Encefálico, Anóxia Cerebral, Tumores Cerebrais e Infecções no Sistema Nervoso), Lesão Medular, Seqüelas de Poliomielite.

Foco do Centro Integrado – atendimento de pessoas com deficiência física e motora

Capacidade da estrutura ambulatórial – O Centro terá capacidade para 1.433 atendimentos/dia, com tratamento nas áreas de: Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Pedagogia, Reabilitação Esportiva, Produção e Adaptação de Órteses/Próteses e Especialidades Médicas.

Centro deve funcionar como o coração da rede estadual de reabilitação  -  Está em processo de implantação o programa da Rede Estadual de Reabilitação que corresponde a 33 centros de reabilitação de nível I e 2 centros de nível II, segundo normas do Ministério da Saúde. O funcionamento da Rede Estadual de Reabilitação funcionará como um núcleo de disseminação de informação e de orientação com relação à mais adequada maneira de procedermos ao atendimento das PCD, através da promoção da saúde, reabilitação  adequada e especializada e prevenção das deficiências;

Objetivos específicos do Centro Integrado:

Promover a reabilitação física e psico-social do grande incapacitado;
Proporcionar a reintegração sócio-familiar das pessoas com deficiência;
Desenvolver estudos e pesquisas na área de reabilitação;
Produzir e divulgar informações e conhecimentos técnicos e científicos;
Promover fóruns de articulação e consultoria para organizações da sociedade civil;
Contribuir para a redução de problemas sociais e psicológicos dos portadores de necessidades especiais;
Atender, prioritariamente, a população de baixa renda portadora de deficiências física ou motora.

Geração de empregos – A implantação de um Centro desse porte na área de reabilitação também representa a geração de empregos no setor. Somente na parte de saúde serão gerados 196 empregos diretos. Sem falar no setor que vai oferecer atendimento pedagógico que também vai funcionar ao lado da parte clínica.