Ceid vai abrir o desfile de 07 de Setembro em Teresina
24/08/2007 - 00:17:57  
  
Twitter 

Por Lyza Freitas

Mais um 07 de Setembro vai chegar, para comemorar 185 anos de Independência do Brasil. E a Ceid, Coordenadoria Estadual para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, não poderia ficar de fora das festividades relativas ao dia e do tradicional desfile comemorativo em Teresina.

A Coordenadoria participa pela terceira vez do evento com um objetivo, dar maior visibilidade às ações em prol da pessoa com deficiência, por ser uma parcela significativa da sociedade, as pessoas com deficiência devem ser beneficiadas pelas  políticas públicas.

A participação da Ceid no desfile, tem como objetivo sensibilizar a sociedade piauiense quanto à importância de se valorizar as pessoas com algum tipo de deficiência nos eventos e espaços públicos da capital. E com isso tentar contribuir no processo de mudanças de concepções e atitudes para com essas pessoas.

As entidades sociais e profissionais de diversas áreas que atuam diretamente com deficiência na sociedade vão participar e colaborar com a festividade. Tais como AMA (Associação dos Amigos Autistas do Piauí, Acepi (Associação de Cegos do Piauí), Apae(associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina), Ascamte (Associação dos Cadeitrantes de Teresina), Equoterapia e muitas outras, além de professores de teatro, dança, música, artes visuais, etc.

Edson Araújo, assistente social da Ceid, que está na organização do evento, diz que “existem vários grupamentos no desfile, referentes a vários órgãos do Estado. E a Ceid faz parte do agrupamento Alfa, responsável pela abertura do desfile”. Ele informa ainda que na ocasião, vai ser apresentado o histórico de cada entidade à medida que ela estiver desfilando e que no palanque haverá uma área reservada para pessoas com deficiência.

Local e horário - Este ano, o “Desfile Cívico de 07 de Setembro” acontece a partir de 8 horas da manhã. A concentração se dará na rua Pires de Castro, de onde as entidades partirão em caminhada até a Praça da Liberdade, chegando pela rua Gabriel Ferreira.