Caixa disponibiliza 0800 adaptado para pessoas com deficiência auditiva
02/08/2007 - 00:10:53  
  
Twitter 

A partir desta semana a Caixa Econômica Federal passa a disponibilizar uma central de atendimento exclusiva para pessoas com deficiência auditiva. O Disque CAIXA especial é totalmente adaptado e funcionará no número 0800 726 2492, das 07 às 20 horas (horário de Brasília), de segunda-feira à sexta-feira, exceto feriados nacionais. O atendimento tem abrangência nacional.

Pelo canal, é possível obter informações sobre PIS, Abono, Bolsas, Programas Sociais, FGTS, Seguro Desemprego, Habitação, produtos e serviços bancários. Também será oferecido suporte tecnológico e a opção de registrar reclamações, sugestões ou elogios.

Para utilizar o novo sistema é necessário que o deficiente auditivo faça a ligação de um telefone conhecido como TDD (Telecommunications Device for the Deaf), disponível em locais de grande circulação como aeroportos, rodoviárias e shopping centers. O aparelho possui um teclado (semelhante a uma máquina de datilografia) e um pequeno monitor de cristal líquido, que permite a comunicação com os operadores/atendentes por escrito. O atendimento da CAIXA será realizado por operadores treinados.

A instalação de equipamentos para o atendimento a pessoas com deficiência atende a uma diretiva do CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, órgão do Ministério da Justiça.

Inclusão Social

Com a implantação desta central  de atendimento a CAIXA avança na inclusão social das pessoas com deficiência auditiva nos serviços bancários. Em dezembro do ano passado a CAIXA implantou uma Central de Atendimento aos Surdos (CAS), totalmente adaptada para prestar informações e serviços sobre cartões de crédito. O atendimento é realizado pelo telefone 0800 728 4462, de segunda a sexta-feira das 08 às 19 horas.

Pela CAS, é possível realizar todas as operações necessárias para a manutenção do cartão de crédito, como consultar o limite disponível, data do vencimento, valor da fatura, entre outros.

Segundo dados do último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje o país tem 5,7 milhões de pessoas incapazes, com alguma ou grande dificuldade permanente de ouvir.

FONTE: Assessoria de Imprensa Caixa Econômica Federal
SITE: www.caixa.gov.br
DATA: 02/08/2007