Próteses para pessoas com deficiência podem ser requeridas no interior
01/08/2007 - 00:13:17

Por Érica Valéria

As pessoas com deficiência física e auditiva que desejam adquirir órtese e próteses não precisam mais se deslocar do interior do Piauí para  Teresina, para conseguir o benefício. A Coordenação de Atenção á Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Saúde está descentralizando os serviços de solicitação de órteses e próteses e facilitando a vida de quem precisa do serviço.

Para ter acesso ao benefício, o interessado, que residir no interior do Estado deve dar entrada ao processo na Secretaria Municipal de Saúde do seu município munido dos seguintes documentos: carteira de identidade (cópia); CPF (cópia); cartão do SUS (cópia); comprovante de residência (cópia recente de: luz, água ou telefone); solicitação ou encaminhamento médico do SUS ou PSF; fotografia de corpo inteiro recente (original). A fotografia é necessária apenas para solicitação de pessoas com deficiência física/motora.

Em Teresina, o acesso à órtese e prótese é feito no Setor de Órtese e Prótese da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, localizado na Rua Gov. Artur de Vasconcelos, nº. 730, Piçarra.

Segundo Gardênia Val, coordenadora estadual de atenção á pessoa com deficiência da Sesapi, os moradores da zona rural poderão comprovar residência através de uma declaração expedida pelo delegado de policia do município ou ainda no sindicato dos trabalhadores rurais.

O procedimento é o mesmo para adquirir prótese auditiva. Ao entregar os documentos na Secretaria Municipal de Saúde esta deverá encaminhar a solicitação a (CERAS) Central Estadual de Regulação de Assistência à Saúde, que deve orientar o paciente a procurar uma das clinicas credenciadas pelo SUS. Existem duas clinicas habilitadas para atender as pessoas com deficiência de todo o Estado, a Otorrinos que atende crianças a partir dos primeiros meses de vida e a Clínica Flávio Santos.