Ministro da Saúde vistoria obra do Centro Integrado de Reabilitação
26/06/2006 - 00:11:00

Aderson Luz mostra planta do CIR

Por Elza Muniz

O ministro da saúde visitou nesta segunda-feira (25) às 8 horas, o Centro Integrado de Reabilitação, o maior investimento já feito na área de reabilitação no Piauí. O governo do Piauí e o Ministério da Saúde estão investidos na construção do prédio R$ 5,6 milhão além de R$ 1,5 para equipamentos, que está em fase de licitação.

Iniciada em dezembro do ano passado, após seis meses cerca de 60% da obra já está concluída e a previsão é de que seja entregue no segundo semestre desse ano. A estrutura física do prédio do Centro Integrado é de 4.366 metros quadrados distribuídos entre três pavimentos. A agilidade com que a obra tem evoluído é um dos pontos que mais chamam atenção de quem visita a construção localizada em frente a maternidade Evangelina Rosa.

O diferencial do Centro inter e multidisciplinar, segundo a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, é a presença de uma equipe multidisciplinar que vai oferecer atendimento clinico na área de reabilitação físico-motora. “Nossa meta é oferecer atendimento de qualidade às pessoas com deficiência, em especial, às mais carentes que não dispõe de recursos”, explica a coordenadora da Ceid, Rejane Dias.

O Centro Integrado de Reabilitação é uma obra pioneira no estado pois vai equipar o estado com um serviço de excelência em reabilitação que poucos estados dispõem. “Vamos ter um Centro no padrão Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) que hoje é referencia quando se fala em reabilitação no país”, explica o diretor de gestão da Ceid, Francisco Alencar.

Geração de empregos – A implantação de um Centro desse porte na área de reabilitação também representa a geração de empregos no setor. Somente na parte de saúde serão gerados 196 empregos diretos. Sem falar no setor que vai oferecer atendimento pedagógico que também vai funcionar ao lado da parte clínica.

Centro Integrado terá padrão AACD

O Piauí vai contar na administração do Centro Integrado com a experiência da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Para isso o governo do estado firmou uma parceria com a instituição que há 54 anos atua na área de reabilitação no Brasil.

“Tudo que nós temos disponível em tecnologia e a base cientifica da AACD estará à disposição do Centro Integrado de Teresina. Esse Centro vai abrir  um leque muito grande de oportunidades para pessoas carentes do estado do Piauí que necessitam de reabilitação como também para os profissionais de saúde. Nós estaremos presentes no treinamento e na seleção de técnicos e médicos. Faremos também um trabalho com voluntários colocando nossa experiência inteiramente a disposição do Centro Integrado do Piauí”, explicou o presidente da AACD, André Beer.

A AACD é uma instituição filantrópica especializada no tratamento de pessoas portadora de deficiência que tem como missão tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física. Alem da sede, no Ibirapuera, a AACD tem outras duas unidades de São Paulo (Osasco e Mooca) e também está presente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco.

A proposta do Centro Integrado é trabalhar nessa mesma linha com o foco no tratamento, reabilitação e reintegração à sociedade de pessoas com deficiência. Para atender a esse objetivo será montada uma equipe multidisciplinar que vai trabalhar de forma integrada na área de psicologia, fisioterapia, oftalmologia, reeducação psicopedagógica, arte reabilitação e musico-reabilitação, fonoaudiologia, hidroterapia, odontologia e terapia ocupacional.