Caminhão Digital chega a São João do Piauí
25/06/2007 - 00:10:48  
  
Twitter 

Vilani da Cruz, no Caminhão Digital

Por Flávia Roberta

O governador Wellington Dias e a coordenadora da Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias, estiveram no município de São João do Piauí, no último sábado (23), fazendo o lançamento oficial das aulas da Escola Móvel de Inclusão Digital, o Caminhão Digital, um projeto executado pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc).

As aulas gratuitas de informática chegaram a São João do Piauí depois de solicitação feita por duas associações populares e pela regional de educação e superaram as expectativas de matrícula, totalizando 504 beneficiários. É o caso de Vilani da Cruz Silva, que aos trinta anos nunca tinha tido nenhum contato com um computador. “Nunca tinha tido oportunidade de fazer um curso, o caminhão chegou em boa hora e tenho certeza que todos que estão fazendo o curso terão grandes chances de entrar no mercado de trabalho”, comemorou.

Além das aulas básicas de informática, os alunos da Escola Móvel de Inclusão Digital, também recebem orientações sobre como se portar em entrevistas de emprego, ética, direito e cidadania. “O que nós fazemos aqui é mais do que um curso de informática, os professores têm a obrigação de dar orientações sobre ética e moral, por exemplo. “A Internet dá acesso a coisas boas e ruins e os alunos vão sair daqui prontos para fazer essa seleção”, explicou o governador Wellington Dias.

“Não adianta focar no desenvolvimento, se não capacitarmos esses jovens para as exigências do mercado”, defendeu Rejane Dias, lembrando que a falta de conhecimentos básicos de informática podem excluir os jovens mais carentes, que não podem pagar cerca de R$ 200 em um curso particular, do mercado de trabalho. “Nossa cidade é muito carente, há muitas pessoas querendo fazer o curso, temos que aproveitar essa oportunidade”, completou a aluna Sofia Adriana Cavalcante.

Desde o início do ano passado, o Caminhão Digital já beneficiou cerca de 3.100 pessoas em seis comunidades da capital e dois municípios do interior do Piauí. Atualmente, estão sendo ministradas aulas na comunidade da Usina Santana e no município de Cajueiro da Praia. “Nós iniciamos o projeto somente com um caminhão na capital, mas não paravam de chegar demandas do interior, por isso hoje temos mais dois caminhões, um para a região Norte e outro para a região Sul do Estado”, explicou Paulo César, coordenador de Inclusão Digital da Sasc.

Paulo César anunciou que o melhor aluno do Caminhão Digital será premiado. “A secretária Gilvana Gayoso pediu que avisasse que o melhor aluno das 12 turmas de São João receberá junto com o certificado um computador e uma impressora, ficando assim 100% incluído digitalmente”.

O governador lembrou que, além do caminhão Digital, o Governo do Estado possui ainda o Casa Brasil, pontos de cultura, telecentros e outras 200 bases digitais públicas em todo o Piauí, que deverá deixar em breve de ser o terceiro estado no ranking da exclusão.

FONTE: CCOM