São Pedro e Água Branca ganham clínica de fisioterapia
25/06/2006 - 00:10:45

Inauguraçao Centro de Fisioterapia

Por Elza Muniz

Os municípios de Água Branca e São Pedro foram contemplados neste sábado (24) com a implantação de uma clínica de fisioterapia, como parte da rede estadual de reabilitação, um projeto da Coordenadoria para Integração da Pessoa com Deficiência (Ceid) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) com o apoio do Ministério da Saúde. Cada um dos centros de reabilitação física custou R$ 97 mil e vai atender  uma média de 2.838 pessoas com deficiência.

O módulo da rede estadual de reabilitação instalado no hospital estadual Dirceu Arcoverde em Água Branca, vai atender também aos municípios de Barro Duro, Lagoinha do Piauí, Olho Dágua, Passagem Franca, São Miguel da Baixa Grande, Hugo Napoleão, Miguel Leão e Agricolândia. O módulo instalado no Hospital Estadual Marcolino Barbosa Ribeiro, em São Pedro, vai atender vai atender também os municípios de São Gonçalo do Piauí, Angical do Piauí e Santo Antonio dos Milagres.

Para a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, o que justifica esse investimento no estado é a necessidade de políticas públicas de saúde que busquem atender o grande número de pessoas com deficiência do estado. Em Água Branca e São Pedro, por exemplo, são 21,6% e 16,2% da população que respectivamente, tem algum tipo de deficiência e que são o publico alvo desse serviço. “Fomos um dos últimos estados a implantar o teste do pezinho como também estamos sendo dos últimos a implantar a rede estadual de reabilitação. Isso mostra o descaso com que era tratada a prevenção e a reabilitação no estado”, diz a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, que representou o governador na inauguração.

Segundo a diretora do Hospital, além da implantação da clínica, o hospital Sem. Dirceu Mendes Arcoverde também foi reformado. “A reforma foi de suma importância para melhorar as condições de trabalho, a qualidade do atendimento”, diz Luzia dos Santos Bezerra Sales. O prefeito de Água Branca, João Luis Lopes de Sousa, destacou a importância da parceria com o governo do estado. “Sem o apoio do governador Wellington Dias seria muito difícil para o município atuar sozinho”, disse o prefeito.

“Também estamos implantando no hospital uma unidade de hemoterapia. Essa unidade vai possibilitar as cirurgias eletivas de médio porte e aumentar a resolutividade de alguns tratamentos clínicos que necessitam de hemoderivados como sangue, plaquetas e plasma. Já recebemos grande parte dos equipamentos como frízeres, geradores e estufas”, informou a diretora do hospital.

São Pedro ganha CAPs e estádio de futebol

Além do Centro de Reabilitação Física, o município de São Pedro também foi contemplado com um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e com a reconstrução do estádio de futebol José Carlos de Lima, que foram inaugurados pela coordenadora da Ceid, Rejane Dia, Rejane Dias.

O prefeito de São Pedro do Piauí agradeceu a parceria com o governo do estado. “Essa é uma parceria que tem dado certo. Aqui no estádio o governo do Piauí investiu R$ 60 mil e o município entrou com R$ 6 mil. Já ampliamos a energia na zona rural, ampliamos a rede estadual de educação, fizemos um convenio para a construção de uma creche, fizemos uma sede para o programa saúde da família”, disse o prefeito de São Pedro, Higino Barbosa Filho (Goió), agradecendo também o apoio do diretor de gestão da Ceid, Francisco Alencar, que é filho do município.

De acordo com a secretária de assistência social do município, Rosélia Carvalho, o governo federal investiu na construção do CAPs, R$ 20 mil e o município entrou com a reforma do prédio onde o Centro vai funcionar. “Vamos trabalhar com uma equipe forma da por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e educador físico. Aqui o paciente vai passar o dia e a noite volta para o convívio familiar”, explica a secretaria de assistência social.