Acep faz 40 anos com avanços e desafios
20/06/2007 - 00:13:50

Por Ubiracy Sabóia

No dia 21 de junho a Associação dos Cegos do Estado do Piauí ACEP completa 40 anos de fundação para marcar data uma grande solenidade acontecerá amanhã pela manha na sede da entidade. Serão entregues 12 salas de aula que foram construídos através de convenio entre o governo do Estado e ACEP.  As atividades começam às 09h desta quinta-feira (21), com uma missa na sede da associação.

O evento vai contar com a presença do Governador Wellington Dias e dona Rejane Dias, coordenadora geral da Ceid -  Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência. Na ocasião o governador e coordenadora Ceid vão fazer uma visita às novas instalações da ACEP, como posto médico, estúdio de gravação, a sala de AVD (Atividades da  sala de música, centro de Alfabetização em Braille e a quadra de Esportes.

Segundo Mauro Eduardo coordenador de Acessibilidade, tudo foi possível graças a uma parceria entre o Governo do Estado através da Ceid, Secretaria de Infra-estrutura   e a Associação dos Cegos. "Existem alguns equipamentos, como o estúdio que foi conseguido graças à participação de entidades privadas, que neste caso foi no Concurso Portadores de Talentos". Ele explicou que a Cedi participou na articulação dos convênios para a Acep. "A Associação dos Cegos é uma das primeiras parceiras da Ceid", frisou.

Francisco Costa, tesoureiro da Acep, afirmou que é um privilégio fazer parte de uma entidade que está completando 40 anos. "O tema da nossa festa será Acep: 40 anos avanços e desafios”, ressaltou.  Segundo ele através das parcerias serão entregues uma garagem, a sala de Atividades da Vida Diária, um gabinete odontológico (uma reivindicação de 14 anos) 12 salas de aula, um estúdio entre outras coisas. “As pessoas ditas normais querem limitar as pessoas cegas, com o que elas podem ou não podem fazer, mas e o cego que deve determinar o que é capaz”. Para fechar a programação uma festa com a Banda Bali.