18 de junho de 2007: 3ª Edição Mundial do Dia do Orgulho Autista
15/06/2007 - 00:11:07  
  
Twitter 

"É fundamental que os pais tenham o sentimento de orgulho em relação aos seus filhos. Para os pais que possuem filhos autistas isto só é possível com o acesso a terapias precocemente administradas, educação especializada e toda uma dinâmica que envolva a família do sujeito autista com informações e atitudes em relação a essas pessoas"

Esta é a opinião de Fernando Cotta, Diretor- Presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, uma Organização Não-Governamental (ong) que atua em vários estados brasileiros e que tem sede em Brasília.

O dia 18 de junho foi escolhido porque foi o dia de criação da primeira entidade que utilizou a expressão "Orgulho Autista". A entidade Aspies for Freedom, grupo norte-americano formado por autistas severos e outros com Síndrome de Asperger, uma modalidade do transtorno autista considerada mais leve.

Desde o dia 18 de junho de 2005, em várias partes do mundo é comemorado Dia do Orgulho Autista. A iniciativa para a comemoração partiu de organizações de pais e familiares de autistas americanas e européias.  Naquele ano, em Seattle, nos Estados Unidos, o dia foi comemorado com uma parada. Em países da Europa pessoas ligadas aos autistas se reuniram em praças e parques. Na Austrália e Nova Zelândia, na Oceania, ativistas lembraram a importância das políticas pública voltadas a essas pessoas. No Brasil passeatas e encontros celebraram a data. Mais especificamente em Brasília,ainda em 2005, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas autistas aderiu ao movimento. O grupo mobilizou pessoas da sociedade civil e de órgãos públicos para levar informações sobre a síndrome a toda população e criou informalmente o Movimento Orgulho Autista Brasil.

A entidade firmou parceria com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal e com a Agência Brasileira de Inteligência e trabalhou na principal saída de Brasília, na BR-040\050 que liga a capital federal às regiões sul e sudeste. Os voluntários distribuíram panfletos alertando aos motoristas e suas famílias sobre os comportamentos típicos das pessoas autistas. Além disso, foram realizadas palestras, debates e entrevistas sobre o assunto.

Ainda em 18 de junho de 2005, houve também distribuição de panfletos alusivos ao autismo, no jogo de futebol Brasiliense X Corinthians, válido pela 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O sucesso foi tanto que depois daquele evento em 18 de junho de 2005, surgiram uma série de demandas para os integrantes da ong.

Desta forma, ainda em 2005, o grupo atuou em diversos eventos, desde treinamento de professores, pais, profissionais de saúde, educação, apresentação de documentários, cursos e palestras, além de eventos comemorativos, tais como o 1º Encontro Internacional de Autismo em Brasília, com a presença de dirigentes e pais da Associação de Autismo da Suécia, que é modelo de atendimento a autistas na Europa e conseqüentemente no mundo todo.

A atuação da entidade foi fundamental para a diminuição da utilização errônea do termo "autista", que na oportunidade foi usado para identificar políticos e autoridades dos poderes públicos que tinham postura supostamente passivas diante de supostos casos de corrupção.

No ano seguinte, em 18 de junho de 2006, dia de jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de Futebol da Alemanha, foi criada oficialmente a ONG Movimento Orgulho Autista Brasil. Uma diretoria provisória foi eleita até a posse da diretoria definitiva em 21 de setembro de 2006, Dia Nacional de Luta da Pessoa Deficiente. Nesse mesmo dia, a ONG entregou o 1º Prêmio Orgulho Autista 2005. Referente ao ano anterior, a entidade buscou destacar pessoas, entidades, empresas privadas e órgãos públicos que contribuíram significativamente para a "melhoria da qualidade de vida das pessoas autistas e suas famílias" - Lema do Movimento. A cerimônia de entrega foi realizada nos estúdios da Rádio Nacional de Brasília, com transmissão ao vivo para todo o país.

Em 2007 o Movimento atuará em várias cidades brasileiras para comemorar a 3ª edição mundial do "Dia do Orgulho Autista". O ápice das festividades será na capital federal, em Brasília.

Neste dia, pela manhã, estão previstas a realização de palestras e entrevistas em emissoras de rádio e tv. À tarde, o Movimento contará com o apoio da Coordenadoria para Inclusão das Pessoas Deficientes (CORDE-DF) e da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, na realização de evento comemorativo ao dia no plenário 9 do anexo II daquela casa legislativa.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Deputado Federal Luiz Couto, fará a abertura do evento que contará também com a presença de médicos, psicólogos, professores, terapeutas, pais, familiares e simpatizantes da causa autista.

O evento é aberto ao público e visa esclarecer a situação dos autistas e seus familiares na busca por políicas públicas de acessibilidade e inclusão real para essa comunidade de pessoas.

Ainda neste ano, o grupo pretende realizar, entre outros, o 1º Encontro Nacional de Pais, Mães e Familiares de Autistas do Brasil, levando a Brasília pessoas de todo o Brasil para a fundamental troca de experiências, além da entrega de mais uma edição do Prêmio Orgulho Autista.

Fonte: Orgulho Autista - Brasilia - DF / CORDE
Local: Brasilia,DF
Data: 14/06/2007