Ministro visita o Liceu e elogia o trabalho no CIES
28/05/2007 - 00:12:54  
  
Twitter 

Por José Fortes Filho

O ministro da Educação, Fernando Haddad, o governador Wellington Dias e o secretário estadual da Educação e Cultura, José Barros Sobrinho, visitaram, nesta segunda feira (28), o Colégio Estadual Zacarias de Góes (Liceu Piauiense) e o Centro Integrado de Educação Especial (CIES), oportunidade em que manifestou apoio à educação no Piauí e elogiou o trabalho desenvolvido na educação inclusiva realizado pela Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência).

Durante visita ao Colégio Estadual Zacarias de Góes, o ministro Fernando Haddad afirmou que o Governo vai garantir a entrega de livros didáticos para escolas do Ensino Médio e dotará as bibliotecas das escolas de livros paradidáticos.

O ministro disse que Teresina é uma das poucas cidades brasileiras que promovem trabalho de educação para pessoas com deficiência e que o centro de educação inclusiva da Ceid, construído pelo Governo do Piauí, é um exemplo a ser posto em prática em outros estados.

No CIES, ele disse que as crianças com deficiência têm suas peculiaridades e a educação inclusiva é um fator positivo que permite a sua integração social. Ele destacou que o trabalho executado pelos professores do CIES e da Ceid vale por dois, através da inclusão e da educação.

O governador Wellington Dias disse que a visita do ministro Fernando Haddad ao Liceu Piauiense é uma demonstração de que o Governo está comprometido a melhorar e consolidar o ensino público e o lançamento, hoje, em Teresina, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é um exemplo desse trabalho.

O secretário estadual de Educação e Cultura, José Barros Sobrinho, ressaltou que a visita do ministro Fernando Haddad é uma demonstração do compromisso do Governo Federal com o Piauí, especialmente quando ele conhece de perto o Liceu e o CIES e garante livros para o Ensino Médio e livros paradidáticos para bibliotecas das escolas públicas.

A coordenadora da Ceid, Rejane Dias, disse que os elogios do ministro Fernando Haddad ao trabalho realizado no CIES representa um incentivo a mais e nesse sentido estimula a elaboração de mais projetos em benefício das pessoas com deficiência. Ela disse que o CIES proporciona o atendimento psicológico, fonoaudiológico, odontológico, psicopedagógico, médico, terapêutico ocupacional, atendimento em enfermagem e de assistência social, desenvolvidos em conjunto com a educação regular, permitindo assistência integral às crianças com deficiência.

O diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góes, João Carlos Lins de Oliveira, manifestou satisfação com a visita do ministro Fernando Haddad ao Liceu e seu interesse em conhecer as instalações, desde salas de aula, centro de informática e diálogo com professores e estudantes, o que mostra que ele está comprometido com a educação em todos os níveis.

O motorista João Alves, 49 anos, que tem uma filha com síndrome de Down que recebe assistência no CIES, disse que as crianças com deficiência recebem apoio do Estado, o que não acontecia antes que fosse posto em prática as ações da Ceid. "O CIES vem proporcionando mais esperança para os pais, tranqüilidade e oportunidade de melhoria da qualidade de vida para nossos filhos."

Fonte: CCOM