Caminhada pela Acessibilidade será lançada neste sábado (26)
25/05/2007 - 00:12:19  
  
Twitter 

Por Robson Costa

Será realizado neste sábado (26) uma feijoada para o lançamento da Caminhada pela Acessibilidade. O evento, que está sendo organizado pela ADEFT (Associação dos Deficientes Físicos de Teresina) e tem o apoio institucional da Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência), será realizado na sede social da Adufpi a partir das 10 horas da manhã.

O lançamento da caminhada terá a participação de todas as entidades representativas das pessoas com deficiência, além de autoridades do Poder Executivo e do Poder Legislativo. A Coordenadora Geral da Ceid e primeira-dama do Estado, Rejane Dias, confirmou presença no evento.

“Precisamos conscientizar os gestores públicos, os empresários e a sociedade de forma em geral que é necessário proporcionar acessibilidade para as pessoas com deficiência, desde a quebra de barreiras arquitetônicas, ao sentido mais amplo da palavra. A acessibilidade é uma das melhores formas de contribuir para a inclusão social das pessoas com deficiência”, informou Rejane Dias.

A Caminhada pela Acessibilidade será realizada no dia 9 de junho, Dia Estadual da Pessoa com de Deficiência. A presidente da ADEFT, Carla Cléia, informou que representantes de todas as entidades de apoio e defesa dos direitos das pessoas com deficiência e da sociedade estão convidados a participar do movimento que vai sair da Avenida Frei Serafim até a Praça Pedro II.

O movimento pretende sensibilizar a sociedade sobre o direito de ir e vir das pessoas com deficiência.

O coordenador de Acessibilidade da Ceid, Mauro Eduardo, explica que o decreto 5296/2004 determina que o dia 3 de junho de 2006 é o prazo final para que os locais de uso público e coletivo estejam plenamente adaptados para as pessoas com deficiência.

“Nós avançamos muito, mas essa acessibilidade plena infelizmente ainda não é uma realidade em Teresina. Nós queremos sensibilizar a sociedade, o poder público e os empresários e mostrar que a acessibilidade precisa fazer parte da vida de todos", explicou Mauro.