Rejane Dias participa de reunião do Conade em Brasília
21/05/2007 - 00:13:20

por Chico Castro

A Coordenadora Geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias, participou, nesta segunda-feira (21), em Brasília, como palestrante da primeira reunião de articulação dos Conselhos Estaduais de Direitos (Conede), entidade vinculada ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), órgão integrante da estrutura básica da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

A abertura, realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), foi feita pelo presidente do Conade, Alexandre Carvalho Baroni, e pelo vice-presidente da CNC, José Evaristo dos Santos.

As atividades terão uma grande relevância para todo o segmento das pessoas com deficiência no Brasil, posto que é no âmbito dos Conselhos que as políticas públicas são debatidas, consolidadas e efetivadas nas três esferas de governo.

A razão do encontro também se destina a uma maior integração dos entes sociais que legitimamente representam os 27 estados brasileiros, os 25 milhões de brasileiros com deficiência e suas famílias para, a partir daí, incluí-los socialmente, inclusive, no mercado de trabalho.

“O nosso desafio é poder considerar a garantia de visibilidade das ações do Conade e efetivar a rede de proteção social das pessoas com deficiência”, afirmou a coordenadora Rejane Dias.

Todos os participantes da reunião estão confiantes nos resultados positivos e na certeza de que novos rumos nas políticas voltadas para os direitos básicos dos deficientes. Para isso, serão implantados em breve os conselhos municipais como parte de um trabalho integrado entre os governos Federal, Estadual e Municipal.

O Conade espera, ao final do encontro marcado para esta terça-feira, incrementar e estimular políticas que possam permitir a inserção das pessoas com deficiência como protagonista do seu próprio desenvolvimento e do país.

FONTE: CCOM
DATA: 21/05/2007