Prêmio Atitude contempla coordenadora da Ceid

Prefeito Silvio Mendes, Governador Wellington Dias e D. Reja

Por Elza Muniz
Ccom

A entrega do Prêmio Atitude, promovido pelo Projeto Viva Arte, foi realizada na noite dessa quarta-feira, 16, no Cine Teatro da Assembléia Legislativa, e contemplou pessoas que se destacam em áreas como inclusão social, arte e educação. O prêmio, segundo a coordenadora do evento, Maia Veloso, é um reconhecimento pelo trabalho de pessoas que fazem a diferença em suas respectivas áreas de atuação.

A coordenadora da ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias, foi uma das contempladas com a Primeira Edição do Prêmio Atitude. Além dela, também foram agraciados com o prêmio o grupo da Orquestra Sinfônica de Corrente; o coreógrafo Marcelo Evelin do Núcleo de Criação do Dirceu; o professor Marcílio Rangel (in memorian) pelo trabalho à frente do Instituto Dom Barreto; José Horácio Almendra pelo trabalho que desenvolve sobre Responsabiliade Social na educação e a judoca Sara Meneses.

"A escolha de Rejane Dias para a premiação representa o reconhecimento pelo trabalho que é o divisor de águas, algo pioneiro de inclusão da pessoa com deficiência", justificou coordenadora do evento, Maia Veloso, antes da entrega feita pela empresária Claudia Claudino. O troféu entregue aos agraciados é uma obra de arte da artista plástica Kalina Rameira.

Durante a entrega da premiação ao grupo da Orquestra Sinfônica do Povoado Santa Marta, o governador destacou o empenho e a perseverança do grupo. "Conheci a Orquestra Sinfônica há 14 anos, através do doutor Raimundinho, que é oftalmologista e um incentivador da cultura. Santa Marta é um povoado que fica a 700 metros de altitude entre São Gonçalo e Corrente e nesse povoado quase todo morador toca algum instrumento musical.

O empresário Cerqueira Dantas entregou o prêmio à judoca Sara Meneses, que aos 17 anos acumula mais de 50 medalhas, fruto da participação de campeonatos locais, regionais, nacionais e internacionais. "Hoje, Sara luta numa categoria duas vezes superior a sua e é referência na área do judô", explica o técnico.

Na ocasião, aconteceu o lançamento do Selo Atitude/2007, com apresentação de produtos reciclados da artista plástica Kalina Rameiro e, no hall do Cine Teatro da Assembléia Legislativa, aconteceram três exposições do fotógrafo André Pessoa, do artista plástico Adler Murad e da nova coleção de camisetas da Casa de Zabelê, de Teresina, feitas por meninas em situação de risco.

Participaram da solenidade o presidente da Assembléia Legislativa,Themístocles Filho; o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes; artistas, familiares dos homenageados e empresários locais. Além do troféu feito com árvore reciclada e prata, cada convidado recebeu uma muda de caneleiro.