Caixa poderá adotar modelo de cotas para PCDs
17/05/2007 - 00:14:44

Gestores da Caixa e Rejane Dias na visita à casa adaptada

Por Calina Raquel

Pessoas com deficiência de todo Brasil podem ser beneficiadas com a criação de   cotas para casas e apartamentos construídos pela Caixa Econômica Federal. A possibilidade foi ventilada pelo vice-presidente da instituição financeira, Carlos Borges, que esteve visitando nesta quinta-feira, 17, a residência da cadeirante Maria do Céu Alves, onde estava acompanhado do Superintendente Regional da Caixa, Herbert Bueno Ayres, do Gerente Regional, Manoel Veloso e da coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias.

Segundo Carlos Borges, que também esteve visitando o Centro Integrado de Educação (Cies) e o Centro Integrado de Reabilitação Física (Ceir), a iniciativa de reservar 3% das casas e apartamentos construídos pela Cohab (Companhia de Habitação do Piauí), será apresentada à presidência da Caixa Econômica e que fará a proposta para que a instituição também tenha cotas para o segmento.

“Estaremos apresentando uma proposta à presidência da Caixa, pois vemos a idéia do percentual implantado aqui, muito importante. Definimos ações como essas apenas com uma frase: compromisso e comprometimento do governo estadual com o segmento da pessoa com deficiência. O sistema de cotas e a construção deste Complexo Integrado de Educação e Saúde, mostra o empenho da Ceid na implantação de políticas de inclusão social que possibilitem o respeito, a cidadania e a garantia de direitos para pessoas com deficiência no Piauí. São ações especiais para pessoas especiais”, ressaltou.

Herbert Buenos Ayres, superintendente Regional da Caixa, disse que o Piauí está vivendo um momento de avanços fantásticos para a melhoria da qualidade de vida das PCD’s do Estado. “São ações fabulosas. Estou encantado com o complexo de Educação e Saúde, e sem dúvida nenhuma com o sistema de cotas para casas e apartamentos em benefício das pessoas com deficiência”, revelou.

O gerente Regional da Caixa, Manoel Veloso, afirmou estar admirado e surpreso com a construção do  Complexo Integrado de Educação e Saúde, pois não é pela estrutura física que está sendo construída, mas pela importância da obra na melhoria da qualidade de vida das PCD’s. “ Estamos admirados porque vemos que também as pessoas estão contribuindo espontaneamente e que todo o Estado ganha com ações como essas”, salientou.