Arca das letras beneficia PCDs em comunidade de União
23/06/2006 - 00:19:18  
  
Twitter 

Por Aline Moreira
A comunidade Gabriel, no município de União, foi contemplada com a Arca das Letras, uma biblioteca rural composta de um acervo bibliográfico, que será utilizada nas atividades educacionais desenvolvidas pela Fundação Mãe Sinhá, que atua na comunidade.
A Arca também será utilizada por pessoas com deficiências do local. A coordenadora da Ceid (Coordenadoria para Integração da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias participou da cerimônia de entrega do acervo e assinatura do termo de cooperação entre o órgão e a fundação, presidida por Venância Alves Rodrigues.
"Nós da comunidade só temos a agradecer ao governo do estado. Nossa comunidade é muito carente, mas nossos jovens têm muita disposição para aprender. Esse acervo deverá incentivá-los ainda mais para a prática da leitura e construção da cidadania", declarou Venância.
A presidente explicou que a entidade hoje possui 53 filiados e entre os trabalhos que desenvolve, realiza oficinas de capacitação de crianças e adolescentes para o ingresso no mercado de trabalho no futuro. "Os pais destes jovens também são assistidos pela fundação. A capacitação chega até eles para que aprendam ofícios como bordado, crochê, corte e costura e fabricação de cerâmica, para aumentar a renda familiar", acrescentou.
Um coral formado por crianças do local fez uma apresentação que emocionou as autoridades presentes. A coordenadora do projeto Cravo, Marta Girão, aproveitou para afirmar que as crianças terão aula com oficineiros de música do Cravo, para aperfeiçoar as técnicas musicais do grupo.
A coordenadora da Ceid salientou sobre a importância da leitura na vida das pessoas. "Tanto as pessoas ditas normais quanto as pessoas com deficiência precisam de estímulos como a leitura para aguçar a criatividade e a auto-estima", disse.
Por Aline Moreira
Comunicação Ceid