Seminário capacitará servidores para a implantação do passe livre Intermunicipal
10/05/2007 - 00:12:09

Rejane Dias, Francisco Nogueira, Helena Lima, João Orlando

A criação da rede de atendimento do Passe Livre Intermunicipal e a capacitação dos agentes que farão o atendimento das pessoas que terão acesso ao benefício, será o tema de um seminário que acontecerá na segunda-feira (14), no Centro de Convenções em Teresina. Ontem(09) pela manhã, três reuniões trataram dos últimos acertos para o seminário e principalmente como será o funcionamento da rede que fará o atendimento em todo o Estado.

A primeira reunião tratou da questão relacionada ao atendimento das pessoas que terão direito ao passe livre. Rejane Dias que coordena a Ceid – Coordenadoria Estadual para inclusão da Pessoa Com Deficiência conversou com secretário de Assistência Social do Município de Teresina, Francisco Nogueira e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, o João Orlando. Na conversa ficou acertada uma cooperação entre Estado e Município para viabilizar a implantação do Passe Livre Intermunicipal. “Poderemos passar nossa experiência positiva do Passe Livre de Teresina para o Estado”, afirmou Francisco Nogueira.

O médico João Orlando disse pode ser feito um trabalho conjunto entre a Fundação Municipal de Saúde e o Estado para fazer perícia médica nas pessoas que vão se inscrever para o benefício.

Rejane Dias frisou a importância destas reuniões para trabalhar todos os pontos que serão abordados durante o seminário. Segundo ela, o passe livre intermunicipal é uma conquista e o Estado vai fazer sua parte para que todas as pessoas com deficiência tenham acesso ao passe livre. A gerente de Articulação da Ceid, Helena lima acompanhou todas as reuniões.

O presidente da APPM e prefeito de Paulistana, Luis Coelho, também esteve na Ceid e garantiu o empenho dos prefeitos piauienses para permitir que as pessoas com deficiência de todo o interior tenham ao acesso ao passe livre intermunicipal. “É um benefício social importantíssimo e que terá, sim, o apoio dos prefeitos”, informou Luis Coelho.

A APPM está convidando todos os prefeitos para participarem da capacitação que formará a rede de atendimento do passe livre e que vai acontecer na próxima quinta-feira, à partir das 8 horas da manhã no Centro de Convenções de Teresina.

A primeira-dama de Paulistana e Presidente da Associação das Primeiras-Damas do Estado do Piauí, Lusieux Feitosa Coelho, também vai se envolver no processo. Ela também vai convidar as primeiras-damas a abraçarem a causa.

A última conversa foi com os representantes da Secretária de Saúde, Telmo Mesquita, Cristina Moura Fé e Albano Amorim e foi tratada a parte do atendimento médico no interior do Estado, um serviço de perícia médica, para que seja atestada deficiência nas pessoas que vão requerer o passe livre.