Curso de Equoterapia é aberto hoje
07/05/2007 - 00:11:01

Presidente da ANDE agradece apoio do Governo à Equoterapia

Por Calina Raquel

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (07), o 1° Curso Básico de Equoterapia no Piauí. O curso terá duração de uma semana e tem o objetivo de capacitar 45 profissionais através de orientações básicas sobre equoterapia. As aulas serão ministradas por seis instrutores da Associação Nacional de Equoterapia – ANDE/Brasil. Participaram da solenidade a cordenadora geral da Ceid (Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias, o comandante geral da Polícia Militaer, Coronel Francisco Prado e o presidente da ANDE, Lélio Cirillo.

Rejane Dias ressaltou que a equoterapia é um método que tem contribuído muito para a melhor qualidade de vida dos praticantes atendidos pelo núcleo em Teresina. Colocou também a importância da capacitação dos profissionais que trabalham nesta área a fim de tornar a prática mais eficiente e eficaz utilizando o método.

“O governo vê cursos de capacitação como este não como despesa, mas como investimento. Se formos comparar o custo/benefício, notamos que vale investir. Pois desde que soubemos da existência do núcleo de equoterapia e que a utilização deste método ajudaria no tratamento das pessoas com deficiência, fomos atrás de parceiros para reativarmos este núcleo”, lembrou.

A coordenadora também acrescentou que havia a necessidade de montar uma equipe multidisciplinar para atender melhor os praticantes e que agora, era necessário que a equipe passasse por uma capacitação. “Sabemos do trabalho desenvolvido pela ANDE  e dos frutos que tem colhido em todo o Brasil e temos sentido aqui os resultados positivos do método da equoterapia em pessoas com deficiência, minha própria filha melhorou muito quando iniciou a prática”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Equoterapia de Teresina, Capitã Carmem Neves, a capacitação será dividida em duas etapas. “A primeira parte será a teórica e objetiva melhorar o nível dos profissionais que trabalham no Núcleo de Equoterapia. E a segunda parte, é a prática que será ministrada na própria cavalaria da PM”, explicou.

O Presidente da Associação Nacional de Equoterapia – ANDE - Brasil, Lélio Cirillo, agradeceu o Governo do Estado pela grande contribuição à causa de equoterapia e também elogiou o trabalho desenvolvido pela Ceid na defesa da melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência do Piauí.

O 1º Curso Básico de Equoterapia que encerra na próxima sexta-feira (11), vai servir ainda para a formação de uma equipe de reserva. Dos 45 inscritos, 10 trabalham a Equoterapia e 35 vão formar uma reserva técnica. “Hoje existem nos quadros do Núcleo sete equitadores, dois fisioterapeutas, dois terapeutas ocupacionais, um educador físico, um fonoaudiólogo, dois assistentes sociais e duas psicólogas. Atualmente 62 crianças e adolescentes são atendidas nos núcleo”, informou a Capitã Carmem Neves.