Palestra fala do Amor ao Próximo e Fraternidade
20/04/2007 - 00:10:51  
  
Twitter 

Palestra de Noé Holanda na CEID

Por Calina Raquel

Os funcionários da Ceid (Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), assistiram nesta sexta-feira, 20, a palestra "Amar o Próximo Como a Si Mesmo", ministrada pelo médico Noé Holanda. O palestrante ressaltou o auto-conhecimento como forma principal para compreender e amar o próximo. A palestra dá continuidade ao Programa de Educação Corporativa da Ceid.

Noé Holanda fez uma esplanação sobre a importância do amor ao próximo tomando como base o filósofo grego Sócrates, passando pela era dos alquimistas e concluindo com o ensinamento de Jesus Cristo que disse ser necessário primeiro tirar a trave do nosso olho para depois retirar o argueiro do olho do próximo.

"Temos muita habilidade em julgar e condenar o próximo, sempre nos colocamos superiores e acima dos demais. Os alquimistas trabalhavam no intuito de entender o interior e a alma do homem no sentido de que as pessoas buscassem conhecer, sem desvios, o seu verdadeiro "Eu" e assim, entender os demais".

O médico disse também que é extremamente importante o homem conhecer a si mesmo, pois isso minimizará a idéia de esconder o que realmente ele é. "O que geralmente as pessoas mostram ser e o que os demais vêem, não é o que realmente elas são. Escondemos nosssas imperfeições e não mostramos o que temos de ruim em nós mesmos", pontuou.

Lilian Maria Ferreira, funcionária da Sasc, disse que a palestra foi muito importante, pois fará com que as pessoas reflitam sobre o que elas são e assim, passem a entender e amar mais o próximo."Com certeza vou refletir sobre tudo o que ouvi hoje aqui. Aprendi que é importante nos conhecer, admitir, em primeiro lugar, nossos defeitos, para podermos compreender os defeitos dos outros e assim amar mais o próximo", frisou.