Piauí ganha escola referência para inclusão de pessoas com deficiência
16/04/2007 - 00:13:15

Solenidade de inauguração do CIES

Por Robson Costa

Em solenidade bastante concorrida, o governador Wellington Dias e a primeira-dama Rejane Dias inauguraram na manhã desta segunda-feira (16) o CIES (Centro Integrado de Educação Especial). O Centro, que é resultado de uma parceria da CEID (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e da Secretaria Estadual de Educação, será referência na inclusão escolar de crianças com deficiência mental.

O governador Wellington Dias destacou a importância do CIES e lembrou que muitas pessoas que possuem algum tipo deficiência querem apenas uma oportunidade para mostrar do que são capazes. “E este Centro vai proporcionar esta oportunidade para muitas famílias”, informou.

“Só quem tem uma pessoa com deficiência na família, como eu e Dona Rejane temos a nossa querida Daniela, sabe exatamente o tamanho da conquista que representa ver sua filha levar, sozinha, a primeira colher de comida para boca, a primeira vez que ela vai ao banheiro sozinha, enfim, cada passo rumo a reabilitação. É por isso que eu me emociono ao inaugurar uma obra como esta que vai trabalhar não só o deficiente, mas vai trabalhar uma preparação da própria família.  E tudo isso é uma grande conquista”, explicou.

Para a coordenadora geral da Ceid, Rejane Dias, o CIES é um orgulho e uma grande conquista só não para o Piauí, mas para o Nordeste e para o Brasil. “Essa escola vai dar um atendimento digno para as crianças com deficiência mental e que não tem condições pagar uma escola comum”.

Um dos momentos de grande emoção da solenidade foi a apresentação da dança Estrela Dalva – Balé na Cadeira de Rodas, com a Francidalva, que possui deficiência mental e anda numa cadeira de rodas. A dança foi uma homenagem da Apae de Floriano e arrancou lágrimas da platéia. A professora Elineuza Ramos, que organizou a apresentação, quebrou o protocolo e fez um discurso emocionado de agradecimento às políticas públicas que o Governo do Estado, através da Ceid, está proporcionando às pessoas com deficiência.

“Existe um marco na atenção e nas conquistas das pessoas com deficiência no Piauí. Existe o antes e o depois da implantação da Ceid e do trabalho que Dona Rejane desenvolve pela inclusão da pessoa com deficiência. E certamente esse CIES será uma marco também no acesso à educação”, destacou Elineuza.

Outra surpresa foi a presença da cantora Baby do Brasil, que é evangélica, e veio a Teresina participar de eventos religiosos. Baby cantou e fez uma oração de agradecimento pela conquista da inauguração da nova escola.

CIES vai trabalhar a inclusão das crianças com deficiência no ensino regular

Inicialmente o CIES vai atender cerca de 200 crianças que hoje estudam no Centro de Habilitação Ana Cordeiro, mas em pouco tempo começará a atender até 400 crianças. O Centro contará com atendimento em várias áreas com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças com deficiência mental a ponto de incluí-las no ensino regular.

O CIES será uma referência em educação inclusiva no Piauí e vai oferecer atendimento educacional e terapêutico para as crianças com deficiência  mental de zero a 14 anos e carentes.

O trabalho educacional tem como foco o processo de inclusão do aluno especial, desenvolvendo atividades que possibilitem que as crianças com deficiência possam ingressar na escola comum. A educação destes alunos será trabalhada respeitando as limitações e o desenvolvimento de cada um.

A socialização vai ocorrer através de atividades produtivas, expressivas, lúdicas, recreativas, estimulação precoce, associadas às atividades físicas com objetivo no trabalho corporal (psicomotricidade) além do esporte como forma de educação e desenvolvimento das crianças.
Também vai proporcionar ainda atendimento psicológico, fonoaudiológico, médico, odontológico, psicopedagógico, terapêutico ocupacional, além de atendimento em enfermagem e de assistência social, executados em conjunto com a educação regular para oferecer um atendimento integral às crianças.