CIES será inaugurado segunda (16)
13/04/2007 - 00:14:09

Centro Integrado de Educação Especial

Por Ubiracy Sabóia

O Centro Integrado de Educação Especial – CIES será inaugurado nesta segunda-feira (16). Uma parceira da Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – CEID e a Secretaria de Educação. O Centro foi concebido a partir da idéia de trabalhar a educação como forma de inclusão da criança com deficiência mental. O evento vai contar com a partipação da coordenadora da CEID Rejane Dias e do governador Wellington Dias.

O CIES contará com atendimento em várias áreas com um único objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças com deficiência. Para atingir esse objetivo terá uma equipe multidisciplinar.

O CIES será uma referência em educação inclusiva no Piauí e vai oferecer atendimento educacional e terapêutico para as crianças com deficiência de zero a 14 anos. O trabalho educacional tem como foco o processo de inclusão do aluno especial, desenvolvendo atividades que possibilitem que as crianças com deficiência possam ingressar na escola comum. A educação destes alunos será trabalhada respeitando as limitações e o desenvolvimento de cada um.

A socialização vai ocorrer através de atividades produtivas, expressivas, lúdicas, recreativas, estimulação precoce, associadas às atividades físicas com objetivo no trabalho corporal (psicomotricidade) além do esporte como forma de educação e desenvolvimento das crianças.

O CIES proporcionará ainda atendimento psicológico, fonoaudiológico, médico, odontológico, psicopedagógico, terapêutico ocupacional, além de atendimento em enfermagem e de assistência social, executados em conjunto com a educação regular para oferecer um atendimento integral às crianças que freqüentam o Centro, que, em pleno funcionamento, terá capacidade para atender cerca de 400 estudantes.

Segundo Regiane Moraes, coordenadora de Educação do CIES, o centro atenderá em um primeiro momento 200 crianças nos dois turnos. Alunos vindos do Centro de Habilitação Ana Cordeiro.

Antes da inauguração acontece hoje (sexta-feira, dia 13) uma reunião com professores técnicos e demais profissionais que irão atuar no CIES.  Segunda-feira depois da inauguração uma reunião com os pais e responsáveis pelas crianças que serão atendidas pelo CIES.

“Tudo isso será feito porque na terça-feira (17), o CIES estará recebendo seus alunos”, afirmou Regiane Moraes.