Monsenhor Gil recebe Caminhão Digital
09/04/2007 - 00:09:03

Rejane Dias visita o caminhão digital

Por Ana Maria

O Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), levou a Escola Móvel de Inclusão Digital (Caminhão Digital) para o município de Monsenhor Gil. O evento aconteceu na última quarta-feira, 4, no Shopping Cultural da cidade, e reuniu lideranças locais e estaduais, além da população beneficiada.

O evento marcou o lançamento e instalação do Caminhão Digital no município. Participaram do evento a coordenadora da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, que representou o governador Wellington Dias; a secretária da Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), Janaína Mapurunga; presidente da Prodepi, Antonio Torres; prefeito de Monsenhor Gil, Antonio Noronha; secretária municipal de Assistência Social, Laurenice França, dentre outros.

O curso de informática tem uma duração de dois meses e vai beneficiar 480 pessoas, entre elas, duas pessoas com deficiência. Em Monsenhor Gil, as aulas terão início hoje, dia 9, em turmas e horários diversificados.

A secretária Janaína Mapurunga destacou a importância de levar o Caminhão Móvel às pessoas que necessitam de uma qualificação e fazer sua inclusão digital. “É uma oportunidade muito importante e todos têm que tirar um melhor proveito disso, afinal, é curso sem qualquer custo para quem faz, representa qualificação e é uma exigência do mercado de trabalho”.

Rejane Dias também destacou a importância do Estado propiciar o curso de informática. “Todos temos que buscar a qualificação sempre. É a educação que faz as pessoas progredirem, e o curso de computação é um bom começo”.
Para os contemplados, vale qualquer esforço para concluir o curso, como Ana Cleide Pereira, que é mãe de 2 filhos e tem que se deslocar cerca de 7 quilômetros até onde está o caminhão e poder ter essa qualificação. “Temos que aproveitar que o curso está sendo oferecido aqui mesmo no município, de forma gratuita”.

Diana Karen Viveiro é outro exemplo de esforço. Ela, que faz o ensino médio, afirma que no mercado de trabalho, o curso de informática é a primeira exigência. “Agora, poderei cumprir essa exigência e as possibilidades de arranjar emprego aumentam”, comemora. Antonio Alves, aluno do ensino médio, também falou com entusiasmo do curso de informática básico.
“O curso marca o início de um novo momento. “É uma grande oportunidade para todos nós, por isso vou aproveitar o máximo. É uma chance de conseguir um emprego e ter um futuro melhor”.

Para o prefeito Antonio Noronha, a data 4 de abril representa um marco para a cidade, no sentido de propiciar mais inclusão digital e social, afinal, “o curso é uma oportunidade de crescimento, de melhoria de vida de nossa gente”.