Coordenadora entrega obras importantes em São Gonçalo
31/03/2007 - 00:18:55

Coordenadora e prefeito na sala de educação especial

Por Calina Raquel

São Gonçalo do Piauí,  localizado a 120 quilômetros de Teresina, comemorou 43 anos de emancipação. Durante as festividades, que aconteceram na última sexta-feira, o município com o maior índice de pessoas com deficiência do país, cerca de 33,4%, recebeu obras importantes do Governo do Estado, realizadas em parceria com o governo Federal e municipal. Foram inauguradas pela primeira-dama e coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, uma sala de educação especial, um consultório odontológico, 63 casas, centro administrativo, escritório do Emater e um galpão para funcionamento da feira-livre.

Segundo o prefeito Pedro Ferreira da Silva, a soma dos recursos destinados ao município foram de aproximadamente R$ 700 mil e que ainda existem mais obras a serem executadas, como o projeto de acessibilidade arquitetônica para São Gonçalo e a construção de mais 50 casas, através do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR). “O projeto de acessibilidade arquitetônica vai deixar o nosso município muito bonito, através da urbanização, nova iluminação, a construção de rampas, rebaixamento de guias e a colocação de piso tátil. Estamos muito felizes com todas essas obras em nosso município e agradecemos o esforço dos governos federal e estadual que estão sempre nos apoiando através das parcerias”, comemorou.

A primeira-dama, Rejane Dias destacou a implantação da sala de educação especial para deficientes visuais e auditivos como sendo um projeto modelo para todo o Estado do Piauí. “Acredito que esta sala de educação especial seja a primeira implantada no Piauí com recursos específicos para os alunos que têm deficiência visual e auditiva. São Gonçalo está sendo referência nessa iniciativa e nós iremos leva-lá para todo o Estado. O Governo do Piauí entende que este município necessitava realmente receber obras importantes como essas que incluem desde a área rural, de educação, saúde, habitação e infra-estrutura, pois é o que possui o maior índice de pessoas com deficiência”, justificou.

O superintendente da Caixa Econômica, Hebert Bueno Aires, disse que os governos federal e estadual estão imbuídos em possibilitar uma vida nova à população com os investimento na construção de casas populares, saúde, educação especial e infra-estrutura. “É assim que estes governos trabalham, proporcionando uma vida nova e digna para aqueles que não tinham acesso à moradia, educação e a sua cidadania”, enfatizou.