Coordenadoria realiza reunião para criação de conselho em São Gonçalo
31/03/2007 - 00:18:32

Entidades e município reunidos com técnicos da Ceid

Por Calina Raquel

A Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid) realizou, nesta sexta-feira, 30, a primeira reunião para a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), no município de São Gonçalo do Piauí, a 126 quilômetros de Teresina.

Participaram da reunião a gerente de articulação do órgão, Helena Lima, e o coordenador de acessibilidade, Mauro Eduardo, ambos da Ceid, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Conselho Tutelar e Câmara Municipal de Vereadores e o prefeito Pedro Ferreira.

A gerente de articulação da Ceid, Helena Oliveira Lima, informou que o objetivo da reunião foi esclarecer o papel do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e sua importância, visando a deliberação de políticas públicas voltadas para o segmento em São Gonçalo do Piauí, município com maior índice de pessoas com deficiência em todo o Brasil, cerca de 33,4%.

“A meta da Ceid é a criação de 12 Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no interior do Estado, e um dos primeiros municípios onde queremos implantar o Comud é São Gonçalo. Vemos que aqui existe uma grande sensibilidade dos poderes municipal e estadual no sentido de apoiar a criação deste conselho e as pessoas com deficiência do município”.

O prefeito Pedro Ferreira ressaltou a importância da criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência como auxiliador na elaboração e fiscalização das políticas públicas para o município. “Com a criação deste conselho, estaremos ganhando mais um órgão que irá nos auxiliar na luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência de São Gonçalo”, disse.

O coordenador Mauro Eduardo disse que a expectativa é que a criação do conselho em São Gonçalo tenha uma agilidade maior devido ao apoio do poder Executivo. “Após essa reunião, definiremos a comissão que irá analisar a minuta da lei que cria o conselho e formatá-la para a realidade do município. Já estamos solicitando que o Executivo envie o projeto de lei, pois assim será mais ágil a criação do mesmo”, concluiu.

Campo Maior, a 78 quilômetros de Teresina, também foi visitado pelos técnicos da Ceid que deixaram uma comissão formada para agilizar o processo de criação do conselho no município.