Mutirão pinta o muro o CIES
29/03/2007 - 00:17:02

Mutirão com a participação dos alunos do Ana Cordeiro

Por Ubiracy Sabóia

O Mutirão Arte e Solidariedade levou cerca de 100 pessoas para o Centro Integrado de Educação Especial de CIES, na manhã de hoje. Onde uma grande parede foi pintada pelos parceiros, voluntários e as pessoas envolvidas implantação do CEIS. A idéia do Mutirão surgiu como uma forma de simbolizar o envolvimento dos parceiros com a construção do CIES.

A Coordenadora Estadual para Integração da Pessoa portadora de Deficiência – Ceid, Rejane Dias, literalmente botou a mão na massa pintou o muro. “É uma prova de que o trabalho voluntário faz a diferença”. Ela ressaltou que em pouco mais de 40 minutos uma grande parte do muro já havia sido pintado.

Para o advogado Nelson Nery Costa, esta iniciativa é uma forma de democratizar o acesso a educação para as crianças com deficiência, e a participação de parceiros na iniciativa privada. O executivo Jose Amaury da Houston Bike considerou positivo a iniciativa, “agora o Estado e os parceiros privados devem continuar este tipo de trabalho, não só hoje, as parcerias e devem ser mantidas independe de Governo.

A arquiteta Juliana Almeida disse que é emocionante participar de um trabalho voluntário deste tamanho, como o CIES. Ela foi a responsável pela projeto de ambientação do centro.
Segundo Regiane Moraes, que vai coordenar as atividades do CIES, no primeiro momento o centro vai atender 200 crianças com deficiência mental, na faixa etária  de zero a 14 anos. “Isso corresponde a 50% da capacidade de atendimento do CIES”. Ela explicou que a inauguração será dia 16 de abril e que no primeiro momento será realizado o treinamento de professores e profissionais que atuarão no local.

O CIES vai desafogar o atendimento do Centro de Habilitação Ana Cordeiro. O Centro tem 400 alunos matriculados e com a abertura do CIES, passará a atender os adolescentes a partir de 14 anos, com educação e oficinas profissionalizantes