Teste do pezinho é implantado em Ribeiro Gonçalves
20/06/2006 - 00:17:45

O município de Ribeiro Gonçalves, na região Sul do Estado, recebeu a implantação do Programa de Triagem Neonatal ou Teste do Pezinho, que será realizado na Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, esteve presente e destacou a importância da realização do teste em recém-nascidos para a prevenção de doenças que possam levar à deficiência. “O Piauí tem hoje cerca de 17,5% (501 mil) da população com deficiência. Por isso, uma das principais preocupações deste Governo é trabalhar com a prevenção”, disse.

Na ocasião, também foi implantado o Projeto cravo (Crianças, Adolescentes e uma Vida de Oportunidades), executado pelo Governo do Piauí através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). O programa, presente em 19 municípios, tem como público-alvo crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. No município, ele atenderá também a pessoas com deficiência.

O projeto será desenvolvido pela Fundação Leôncio Dias Medeiros. Pelo menos 84 famílias já estão sendo atendidas pelo programa. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ribeiro Gonçalves possui hoje 7,62% da população com algum tipo de deficiência.

De acordo com a coordenadora do projeto, Marta Girão, Ribeiro Gonçalves foi o primeiro município onde uma ONG (Organização não-governamental) assinou o termo de convênio para desenvolver o projeto.

O Economia Solidária, outro programa elaborado pelo Governo do Estado, também foi implantado. Ele tem o objetivo de gerar renda para as famílias atendidas por programas sociais, como o cravo.

Para o presidente da Fundação, Adovaldo Dias, a sociedade pode ser beneficiada com o terceiro setor e a entidade, que vem promovendo ações de cidadania para crianças e adolescentes desde 2004, quando foi criada, só vai ampliar o trabalho.

Ele afirmou ainda que em julho será fundada na cidade uma sede da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). “As pessoas com deficiência daqui precisam de uma atenção maior e a Apae deve proporcionar isso”, declarou.

A ONG mantém um laboratório de informática, biblioteca e escola de música. “Era um sonho criar a fundação e agora, com o cravo, nosso trabalho será ainda mais gratificante. Em 2007, pretendemos criar ainda uma escola de política, uma espécie de mini-parlamento para que as crianças formem no futuro uma elite política através do conhecimento”, frisou.

Ribeiro Gonçalves ganha sala multifuncional

Na oportunidade, outras ações que beneficiam PCDs do município foram aplicadas, como a inauguração de uma sala multifuncional para portadores de deficiência visual e auditiva na Unidade Escolar Zacarias de Góes, que possui 23 alunos com algum tipo de deficiência, entre crianças e adultos.

A sala é equipada com computadores, impressora, scanner, TV 29’' tela plana, aparelho de DVD, toca-fitas, adaptador de campainha, fones de ouvido e material pedagógico que inclui jogos educativos, dicionário em libras e brinquedos.

O prefeito João Antunes agradeceu a visita da primeira-dama e os benefícios que a Ceid proporcionou ao município. “É muito importante garantir a cidadania à nossa juventude e também às pessoas com deficiência”.

Cidadania - Durante toda a terça-feira, aconteceram ações do Projeto Cidadania Ativa, promovidas pela Sasc. Além de oficina da beleza e espaço infantil, a população ribeirense teve a oportunidade de tirar documentações como carteiras de identidade e de trabalho, receber orientações sobre os direitos de PCDs, receber avaliações médica e nutricional e tirar fotografias para documentos. Durante a visita, a coordenadora fez a doação de duas cadeiras de rodas.