Universitários contribuem voluntariamente para a inclusão escolar de crianças com deficiência
17/03/2007 - 00:16:51

Por Robson Costa e Calina Lopes

Os alunos dos cursos de arquitetura e educação artística da Universidade Federal do Piauí e de arquitetura e de belas artes do Instituto Camilo Filho vão dar uma grande contribuição para que o Piauí avance na inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Os universitários estão fazendo de forma voluntária todo o projeto de decoração e ambientação do Centro Integrado de Educação Especial, o CIES, que deverá ser inaugurado nos próximos dias pelo Governo do Estado.

O CIES é resultado de uma parceria da CEID (Coordenadoria Estadual para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) e da Secretaria Estadual de Educação e surge a partir da demanda de maior atenção no atendimento educacional e terapêutico aos alunos com deficiência mental, síndrome de down, autismo, paralisia cerebral e deficiência múltipla. Quando estiver em pleno funcionamento o CIES terá capacidade para atender cerca de 400 estudantes de zero a 14 anos.

Os universitários já fizeram visitas às instalações do CIES e ao Centro de Habilitação Ana Cordeiro, que hoje atende os estudantes que serão transferidos para a nova escola, para compreender um pouco mais sobre o universo das crianças e partir daí desenvolverem os projetos.

A estudante Edangeles Gomes disse que as visitas foram fundamentais no sentido de promover uma interação entre os universitários e as crianças atendidas, para que os projetos se tornem mais sensíveis às necessidades das crianças com deficiência. “Uma visitas como essa com certeza aumenta a nossa sensibilidade quanto às dificuldades que essas crianças enfrentam. Proporciona-nos também uma orientação, não somente para o projeto especifico do CIES, mas para os projetos que iremos desenvolver quando estivermos exercendo nossa profissão”, afirmou.

Para a coordenadora de arquitetura do Instituto Camilo Filho, um dos resultados positivos desta parceria é justamente despertar o compromisso e a responsabilidade social dos alunos e dos parceiros.

A estudante de arquitetura da Ufpi, Jéssica Gualter, explicou que o projeto é desafiador e empolgante. “O tema é muito interessante e desperta um novo olhar dos arquitetos. Nós temos que colocar em prática ambientes pensados para pessoas com deficiência. Hoje os arquitetos não pensam muito nisso. Mas esta realidade começa a mudar”, argumentou.

“Esta parceria é muito oportuna por que cria uma oportunidade para que os alunos ponham em prática todo o conhecimento teórico adquirido na universidade. Sem contar que os alunos aderiram à proposta de forma voluntária e com muita satisfação porque vão contribuir para um projeto de grande importância social”, disse o professor Evaldo Oliveira, coordenador do curso de Educação Artística da Ufpi.

Além dos estudantes, um grupo de empresários está se mobilizando para contribuir, também de forma voluntária, fazendo as doações do material e até de móveis que serão utilizados pelos alunos na ambientação da escola.

Sobre o CIES

O Centro Integrado de Educação Especial (CIES) será uma referência em educação inclusiva no Piauí e vai oferecer atendimento educacional e terapêutico para as crianças de com deficiência de zero a 14 anos. O trabalho educacional tem como foco o processo de inclusão do aluno especial, desenvolvendo atividades que possibilitem que as crianças com deficiência possam ingressar na escola comum. A educação destes alunos será trabalhada respeitando as limitações e o desenvolvimento de cada um.

As ações desenvolvidas pelo CIES visam proporcionar o desenvolvimento da criança e do adolescente através da escolarização, com o currículo escolar regular adaptado as necessidades deles, ou seja, os fatos gerados no dia-a-dia das crianças farão parte deste processo como mais uma ferramenta do aprendizado.

A socialização vai ocorrer através de atividades produtivas, expressivas, lúdicas, recreativas, estimulação precoce, associadas às atividades físicas com objetivo no trabalho corporal (psicomotricidade) além do esporte como forma de educação e desenvolvimento das crianças.

O CIES proporcionará ainda atendimento psicológico, fonoaudiológico, médico, odontológico, psicopedagógico, terapêutico ocupacional, além de atendimento em enfermagem e de assistência social, executados em conjunto com a educação regular para oferecer um atendimento integral às crianças que freqüentam o Centro.

Com a inauguração do CIES, o Centro de Habilitação Ana Cordeiro vai passar a atender crianças e adultos com deficiência acima de 14 anos idade, o que implica dizer que praticamente será dobrada a capacidade de atendimento para a inclusão educacional de pessoas com deficiência.