Piauí vai se tornar referência na inclusão escolar de pessoas com deficiência
20/03/2007 - 00:16:38

Centro Integrado de Educação Especial

Por Robson Costa

Será comemorado nesta quarta-feira, 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data serve para chamar a atenção de toda a sociedade para a importância da inclusão social dos portadores da síndrome e da necessidade da quebra de barreiras e de preconceito. A Síndrome de Down não é uma doença, nem um defeito, é a alteração genética mais comum e acontece um caso a cada 800 nascimentos.

Recentemente a novela Páginas da Vida, da Rede Globo, abordou a dificuldade das escolas aceitarem a matrícula da “Clarinha”, personagem da novela com síndrome de down. O drama representou bem a realidade vivenciada pelos pais de todo o Brasil e fez um alerta social no sentido de conscientizar a população para possa ser viabilizado a inclusão social das pessoas com deficiência.

Neste sentido, o Piauí vai dar um passo importante: está previsto para ser inaugurado na segunda quinzena de abril o CIES (Centro Integrado de Educação Especial), que é resultado de uma parceria da CEID (Coordenadoria Estadual para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) e da Secretaria Estadual de Educação.

O Centro surgiu a partir da demanda de maior atenção no atendimento educacional e terapêutico aos alunos com síndrome de down, mas atendendo também os outros tipos de deficiência mental como autismo, paralisia cerebral e deficiência múltipla.

O CIES será uma referência em educação inclusiva no Piauí e vai oferecer atendimento educacional e terapêutico para as crianças de com deficiência de zero a 14 anos. O trabalho educacional tem como foco o processo de inclusão do aluno especial, desenvolvendo atividades que possibilitem que as crianças com deficiência possam ingressar na escola comum. A educação destes alunos será trabalhada respeitando as limitações e o desenvolvimento de cada um.

A socialização vai ocorrer através de atividades produtivas, expressivas, lúdicas, recreativas, estimulação precoce, associadas às atividades físicas com objetivo no trabalho corporal (psicomotricidade) além do esporte como forma de educação e desenvolvimento das crianças.

A escola proporcionará ainda atendimento psicológico, fonoaudiológico, médico, odontológico, psicopedagógico, terapêutico ocupacional, além de atendimento em enfermagem e de assistência social, executados em conjunto com a educação regular para oferecer um atendimento integral às crianças que freqüentam o Centro, que, em pleno funcionamento, terá capacidade para atender cerca de 400 estudantes.

O CIES é a primeira etapa do Centro Integrado de Reabilitação do Piauí, que deve se tornar uma referência nas regiões Norte e Nordeste. A segunda etapa, que trata especificamente do Centro de Saúde, está previsto para ser inaugurado ainda este ano. O Ministério da Saúde deve liberar nos próximos dias a autorização das melhorias que foram solicitadas pela CEID. O Piauí vai sair na frente e se tornar uma referência no atendimento de saúde e na inclusão social da pessoa com deficiência.