Conede aprova plano de ação da Seduc e Sesapi
08/02/2007 - 00:18:21  
  
Twitter 

Conede avalia plano de ação para 2007

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conede), aprovou na manhã de hoje, 08, em reunião ordinária, os planos de ação elaborados pelas Secretarias Estaduais de Saúde e Educação que priorizam políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência do Estado.

De acordo com a professora Ana Rosa Rodrigues Sousa, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), estará trabalhando dentro de quatro eixos principais: a democratização do acesso à educação básica, a elevação do padrão de qualidade da escola pública, a valorização dos profissionais da educação, a modernização do Sistema Estadual de Ensino e a consolidação do regime de colaboração Estado/ Município.

 “Dentro deste planejamento, priorizaremos a capacitação de mais professores a fim de trabalharem na educação especial, faremos adaptações arquitetônicas em escolas em cerca de 60 municípios e outras ações que têm o objetivo de promover o resgate progressivo da dívida histórica junto à população das pessoas com necessidades educacionais especiais deste Estado”, informou.  

Segundo Gardênia Val, coordenadora do úcleo de Atenção a Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Saúde trabalhará na implementação e organização da Rede Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência Mental (e Autismo) e Rede Estadual de Assistência às pessoas com Deficiência Física, além da implantação e organização  de ações de Saúde Bucal para Pessoas com Deficiênciada e também da Rede Estadual de Saúde Auditiva. “Acreditamos que se trabalharmos com planejamento, estaremos tendo resultados positivos, sem criar expectativas que não possamos cumprir”, argumentou.

A presidente do Conede e coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, ressaltou a grande importância de todas as ações e políticas públicas em favor das pessoas com deficiência do Estado serem aprovadas pelo conselho. “O papel principal do Conede é fiscalizar e acompanhar a elaboração de políticas públicas em benefício das pessoas com deficiência do Piauí. Por este motivo, é necessário que todas as ações do Governo do Estado voltadas para este segmento sejam aprovadas pelo conselho. Pois só assim terão total legitimidade”, concluiu.