São Gonçalo será transformada em cidade modelo de acessibilidade
02/02/2007 - 00:11:12

Pessoas com deficiência terão acessibilidade.

Por Aline Moreira

Um projeto de acessibilidade elaborado pela Coordenadoria Estadual Para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid) deve modificar a realidade do município com maior índice de pessoas com deficiência do Brasil, São Gonçalo do Piauí. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cidade possui 33, 4% da população, com pelo menos um tipo de deficiência.

O objetivo é tornar a estrutura urbana da cidade completamente acessível à população. O projeto, que faz parte do programa federal Brasil Acessível, visa incluir uma nova visão no processo de construção das cidades que considere o acesso universal ao espaço público por todas as pessoas e suas diferentes necessidades.

De acordo com o gerente de projetos da Ceid, Roberto Álvares, a cidade deve passar por transformações urbanas que permitirão a mobilidade das pessoas, com a remoção de barreias arquitetônicas, construção de rampas de acesso, rebaixamento de guias, piso tátil (para deficientes visuais), calçada de passeio na avenida principal para dar acesso aos principais órgãos e instituições do local, entre outras. “O objetivo é tornar São Gonçalo uma cidade modelo de acessibilidade, já que o Programa Brasil Acessível a escolheu como cidade piloto, justamente por causa dos altos índices de pessoas com deficiência”, informou o gerente.

O projeto, aprovado pelo Ministério das Cidades, está orçado em R$147 mil e com a contrapartida do Governo do Estado, chega a R$ 160 mil. As obras serão executadas pela Secretaria de Infra-Estrutura (SEINFRA) e devem iniciar em março deste ano.

O prefeito, Pedro Ferreira, diz que toda a cidade está muito ansiosa e que a mudança será benéfica não só para as PCD’s, mas para toda população. “O projeto foi contratado pela Caixa Econômica, que em breve deve anunciar o processo de licitação. A prefeitura entrará com a parte de urbanização e pavimentação”, afirmou Ferreira.