Sasc atende grávidas em situação de vulnerabilidade
02/02/2007 - 00:09:57  
  
Twitter 

Por Elionai

A Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc) realizou, ontem, no Centro de Convenções, mais uma acção do Progeto Gravidez Saudável, que atende a gestantes em situação de vulnerabilidade social. Um total de 120 mulheres grávidas assistiu a uma palestra sobreamamentação, cuidados com o bebê e planejamento familiar e reberam kits contendo itens básicos para uso do recém-nascido.

A coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, que esteve na solenidade, lembrou que todo o empenho do Governo do Estado para que os direitos das mulheres grávidas
sejam assegurados exige uma contrapartida das gestantes: "vocês devem dar a esse filho filho que vai nascer todo carinho e cuidados".

Rejane Dias destacou a importância do teste do pezinho para a identificaçãoi de anomalias no bbebê, que, se confirmadas, possam ser tratadas a tempo e o futuro do bebê não fique comprometido. Rejane Dias informou que com o Programa de Triagem Neonatal, implementado pelo Governo do Estado, toda criança nascida viva no estado terá acesso gratuito ao exame.

A secretáriada Sasc, Janaína Mapurunga, disse que esse projeto foi desenvolvido para atender à Lei Orgânica de Assictência Social, que determina o auxílio natalidade, cujo objetivo é suprir necessidades emergenciais e garantir os direitos das mulheres em período de gestação e dos seus bebês.

O Projeto é realizado em parceria com a Maternidade Dona Evangelina Rosa há três anos e já beneficiou 1.595 mulheres. Somente em 2006 foram 596 atendimentos. No kit recebido pelas gestantes incluem-se itens como banheira, rede,toalha, fraldaas, meias, luvas, toucas e camisetinhas.