Novos conselheiros do Conede são empossados
31/01/2007 - 00:09:00  
  
Twitter 

Governador fala em posse de coselheiros

Por Calina Raquel

O governador Wellington Dias e a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conede) e coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, deram posse, nesta terça-feira, 30, a mais dois conselheiros do Conede. Os advogados Helder Sousa Jacobina, conselheiro titular, e Ana Carolina Teixeira Freitas Carvalho, conselheira suplente, estarão representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho.

A solenidade, que aconteceu no Palácio de Karnak, contou ainda com as presenças do presidente da OAB/PI, Norberto Campelo, do advogado Joaquim Santana, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência da OAB e de representantes de entidades ligadas ao segmento da pessoa com deficiência.

Norberto Campelo ressaltou a atuação do Estado, através do Conede e Ceid, como de extrema importância na luta pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência no Piauí e assegurou que a entidade agora fará uma atuação mais direta no sentido de fiscalizar e apoiar o segmento em todo o Estado. \\\"Na manhã de hoje já foram empossados, em nossa seccional, os membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da OAB, sendo o Piauí o sétimo Estado onde a Ordem dos Advogados do Brasil cria uma comissão com a finalidade de fiscalizar e trabalhar pela igualdade de direitos das pessoas com deficiência, e aqui nós estaremos atuando em todo o Estado\\\", disse o presidente.

Campelo informou ainda que os primeiros trabalhos da comissão serão a elaboração de uma cartilha com as leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência e a conscientização e sensibilização da sociedade civil organizada para a importância de respeitar esses direitos. \\\"Esta comissão estará à disposição das pessoas com deficiência de todo o Estado no sentido de informar e fiscalizar as leis, mas nossas primeiras atividades serão o trabalho com a sociedade civil organizada através da elaboração e distribuição desta cartilha em escolas, órgãos públicos e privados, empresas, entre outros locais\\\", completou.

O governador Wellington Dias parabenizou a iniciativa da OAB em criar uma comissão específica para fiscalizar e fazer cumprir as leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência do Estado e ressaltou também a importância da entidade estar fazendo parte do Conede através da representação dos conselheiros empossados. \\\"Tenho certeza de que a participação da OAB no Conede, através de seus representantes, será de muita contribuição, principalmente no que se refere a informação e uma fiscalização mais efetiva das leis que garantem o direito das pessoas com deficiência deste Estado. Parabenizo também a criação desta comissão que trabalhará em parceria com as três esferas de governo, Conede, entidades que representam este segmento e a sociedade civil organizada\\\".

Rejane Dias disse que o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Ceid, é articular toda a sociedade através de suas entidades de classe no sentido de abraçarem a causa das pessoas com deficiência no Estado, exigindo que as leis em benefício do segmento sejam cumpridas. \\\"É somente através deste trabalho de articulação e conscientização que conseguiremos sensibilizar a sociedade como um todo. Entidades de classe como a OAB e o Crea são parceiros importantes dentro do nosso trabalho. Se não podemos mudar o começo da história, nos esforcemos para modificar o seu final\\\", salientou.

Maria do Amparo Alves Costa, representante das entidades de pessoas com deficiência, relatou que passou quatro anos de sua vida vegetando, sem que sua vida tivesse um objetivo. Mas, após o trabalho dos governos federal e estadual em prol das pessoas com deficiência, ela passou a se sentir valorizada. \\\"Agradeço aos governos de Lula e Wellington Dias que dignificaram e trouxeram cidadania às pessoas com deficiência. E hoje, ter uma entidade representativa como a OAB trabalhando em parceria com as entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência é mais uma grande conquista para o nosso segmento\\\", comemorou.