Caminhão Digital capacita pessoas com deficiência
29/01/2007 - 00:14:43  
  
Twitter 

Dona Rejane entrega certificado do curso de Inclusão Digital

Por Robson Costa

Aos 33 anos Francisco das Chagas de Jesus, que mora no Conjunto Três Andares zona Sul de Teresina, aprendeu a utilizar o computador e acessar a internet. Agora, entusiasmado, sonha em entrar para a universidade. Ele quer cursar Direito.

Esta poderia ser apenas uma história comum, mas existem algumas particularidades que a transformam num caso especial: Francisco é uma pessoa com deficiência que se movimenta numa cadeira de rodas, é carente e toda esta motivação em sua vida aconteceu depois que ele fez o curso de Informática da Escola Móvel de Inclusão Digital, um projeto do Governo do Estado coordenado pela Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) e que tem a parceria da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa com Deficiência).

Na manhã desta segunda-feira (29), Francisco e mais outras 392 pessoas da região da Vila da Paz receberam o certificado de conclusão do curso durante solenidade no auditório da Fundação Nossa Senhora da Paz. O evento contou com a presença da primeira-dama Rejane Dias, coordenadora Geral da Ceid, da secretária Janaína Mapurunga da Sasc, do diretor Geral do Detran, Jesus Rodrigues, da deputada estadual Flora Izabel, de representantes de associações de moradores da região, dos pais, amigos e dos próprios alunos. 

“Eu nunca tive a oportunidade de aprender informática e de acessar a internet. É uma conquista para mim. Estou muito feliz”, disse Francisco das Chagas, exibindo com orgulho o certificado de conclusão do curso. Outras duas pessoas com deficiência também concluíram o curso.

Rejane Dias explicou que a meta é capacitar o maior número de pessoas possível com o Caminhão Digital, gerando assim uma possibilidade maior para que os jovens possam conquistar um emprego. “E nesse projeto são beneficiados também as pessoas com deficiência”, disse.

A secretária Janaína Mapurunga informou que o projeto já beneficiou 1.867 pessoas em comunidades carentes de Teresina. Para 2007 foram adquiridos mais dois caminhões para atender também aos municípios do interior.  A previsão é que sejam capacitados este ano 6 mil pessoas.

O radialista Francisco Gomes da Silva foi um dos que concluiu o curso. Ele discursou em nome dos demais colegas. “Eu aprendi a usar computador praticando. Mas hoje estou recebendo o meu certificado graças a este curso. È uma oportunidade ímpar que o Governo do Estado está oferecendo a todos nós que não temos condições de pagar um curso particular de informática. Nós só temos a agradecer”, pontificou.

O calendário dos cursos e os roteiros estão sendo definidos. A previsão do início das atividades está prevista para fevereiro. Cada caminhão está preparado para receber 480 alunos por curso e 10% das vagas são destinadas para pessoas com deficiência.

O curso do Caminhão Digital tem a duração de dois meses e, além das aulas de Informática, leva informações sobre cidadania, garantia de direitos e orientações sobre como o candidato deve se comportar em entrevistas de emprego. Também são desenvolvidas atividades para estimular a criatividade, auto-estima, capacidade de expressão, solidariedade, valores éticos e defesa dos direitos individuais e sociais.