Ceid leva sua experiência para encontro de Biblioteconomia
25/01/2007 - 00:15:55

A palestra falou sobre acessibilidade

Por Ubiracy Saboia

Criar a cultura de uma sociedade acessível este foi o objetivo da palestra do gerente de Acessibilidade da Ceid – Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Ele falou no X Encontro Regional dos Estudantes Biblioteconomia, Documento, Gestão e Ciência da Informação que acontece na Universidade Estadual do Piauí. O tema do encontro deste ano é a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo Informacional.

Mauro Eduardo e Silva ressaltou que os trabalhos que a Ceid vem desenvolvendo desde a sua implantação em 2003. “Temos muito o quê fazer ainda em relação à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, mas o Piauí hoje é um dos estados que mais avançou nessa área”.

Durante sua fala, ele explicou sobre as ações da Ceid, para facilitar a vida das pessoas com deficiência, como a adaptação de rampas e elevadores em prédios públicos e locais de uso comum (como lojas, shoppings, cinemas, entre outros locais). “Temos os exemplos dos elevadores para cadeirantes, no Terminal Rodoviário e no Shopping Riverside”, lembrou Mauro Eduardo.

Ele falou das demais atividades da Ceid, como a rede estadual de reabilitação, o Centro Integrado de Reabilitação, as ações em defesa dos direito das pessoas com deficiência junto ao Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil.

A professora de Arquitetura do Instituto Camilo Filho, Geni Moura falou sobre a acessibilidade e a arquitetura. Ela mostrou que os projetos arquitetônicos devem contemplar as adaptações para facilitar a vida às pessoas com deficiência.