Acesso à informação é tema de Encontro na Uespi
23/01/2007 - 00:14:15

Rejane Dias falou na abertura do evento

Por Ubiracy Saboia

O acesso informação para a pessoa com deficiência, esta é a tônica do X Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação - EREBED, que está sendo realizada na Universidade Estadual do Piauí – Uespi. O evento foi aberto na noite de ontem (22) no auditório da Uespi.

A coordenadora da Ceid Rejane Dias participou da abertura do evento, que vai discutir as maneira de se implantar inclusão da pessoa com deficiência no que diz respeito ao acesso à informação. Para Solange Hiller, aluna do curso de Biblioteconomia da Uespi e coordenadora do evento, a realização desde encontro com este tema é um primeiro passo para a construção de uma nova realidade, no que diz respeito ao acesso a informação. “É o primeiro momento de uma construção de um novo momento”.

Rejane Dias frisou durante a abertura do evento que se deve construir uma sociedade preparada para vencer as barreiras de acesso à educação, a informação, aos locais públicos, para todas as pessoas e principalmente as que têm algum tipo de deficiência.  “Temos que trabalhar juntos poder público e sociedade civil organizada, para solucionar esta problemática do acesso à informação”.

A escolha do tema do evento a acessibilidade da pessoa com deficiência à informação foi elogiada por Rejane Dias durante a abertura do evento. Ela falou que a discussão deste tema é pontual para que se possa obter mais conhecimentos e buscar soluções no sentido de possibilitar o acesso deste segmento à informação. “É salutar a discussão desse tema hoje. Vivemos em um mundo globalizado, onde podemos ter informações de todos os lugares. Impedir que um segmento, por suas limitações, auditivas, visuais, mentais ou físicas, fique de fora dessa grande gama de informação e conhecimento, é podá-los de exercer sua cidadania plena. É preciso buscar mecanismos a fim de que essas pessoas possam usar um computador, visitar uma biblioteca, acessar a internet, enfim, dar a elas o direito do conhecimento”, frisou.

A Universidade Estadual do Piauí está formando a sua primeira turma de biblioteconomistas. Para a presidente da Associação dos Bibliotecários o Piauí, Patrícia Gomes, é muito importante para a formação dos novos profissionais que este tema seja debatido o acesso à informação. “Não existe nenhuma biblioteca que atenda todas as necessidades da pessoa com deficiência essa realidade deve ser modificada”. Ela frisou que hoje existem 40 bibliotecários trabalhando no Estado do Piauí que são registrados na associação.

O deputado federal Nazareno Fonteles; a presidente do conselho Regional de Biblioteconomia, Sandra Regina; o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina – Adeft, Joaquim Tenório; a pró reitora de Extensão Assuntos Estudantis e Comunitários, Socorro Machado; a professora-doutora Virgínia Bentes da Universidade Federal do Ceará participou do evento, ela é uma das conferencistas.

No dia 25, a Ceid ainda participa do evento com uma palestra ministrada pelo coordenador de acessibilidade, Mauro Eduardo, onde enfocará as principais ações que o órgão desenvolveu nestes últimos anos com o objetivo de facilitar o acesso à informação das pessoas com deficiência do Piauí. “Estaremos mostrando os resultados positivos dos Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com deficiência auditiva e visual, além das  publicações em braile e a realização de cursos de libras que tiveram articulação direta da Ceid. É importante discutirmos esse tema em um encontro como esse, pois seus participantes são formadores de opinião que ajudarão a difundir essas informações”, concluiu.