Ceid envia técnicos para averiguar situação de dona de casa
23/01/2007 - 00:12:49

A dona-de-casa Maria Helena Silva Cosme Santos, 42, há oito anos vive em condições de extrema pobreza. Sua casa, localizada na rua Dom Bosco nº 3733, bairro Vila Bandeirantes, não oferece estrutura de moradia, podendo desabar a qualquer momento. Mesmo assim, por não ter onde morar, Maria Helena, continua residindo na casa com os seus 11 filhos e todos   dormem em um pequeno quarto, mesmo local onde é feita as refeições de todos os dias. A Ceid (Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), através de sua coordenadora geral, Rejane Dias, enviou, na manhã de ontem, uma equipe de técnicos a fim fazer o levantamento da situação da família.

“Estou morando aqui há oito anos. Meu ex-marido construiu essa casa, mas ela está acabando. O problema começou na caixa d’água, localizada em cima do banheiro, que não agüentou e caiu. Agora, como vocês estão vendo, essa casa não tem condições para eu morar, mas tenho que ficar aqui porque não tenho condições de ir pra outro lugar. Gostaria que minha casa fosse derrubada e construída de novo”, desabafou.

Segundo a assistente social da Cohab, Rute Meireles Barros, afirmou que um relatório das condições precárias da família seria encaminhado para o presidente da Cohab, Marcelino Fonteles, e também para a primeira dama do Estado, Rejane Dias, no sentido de buscar a solução para o problema. “Uma situação como essa exige urgência e um tratamento diferenciado. Tenho a certeza que, tanto o presidente da Cohab, Marcelino Fonteles, como a primeira dama do Estado, Rejane Dias, que foi a solicitante desta visita, darão uma resposta positiva e rápida para solucionar o problema dessa família”, assegurou.

Maria Auxiliadora Borges, da gerência de articulação da Ceid, informou que o órgão foi procurado por uma equipe de reportagem local, que relatou o fato à primeira dama Rejane Dias e que a mesma, sensibilizada com o problema, fez a solicitação de técnicos da  Ceid e Cohab para ir até o local. “A primeira dama tomou conhecimento do fato através de uma equipe da imprensa local e resolveu enviar uma equipe da Ceid e Cohab para verificar a situação. Queremos também chamar a atenção da sociedade no sentido de contribuir com doações a essa família, pois eles também passam por outras necessidades como falta de comida e vestuário. A maioria das crianças também dormem no chão do pequeno quarto e a água e a luz são conseguidos através de gambiarras”, sensibilizou.