Rejane Dias participa da abertura do Encontro de Estudantes de Biblioteconomia
22/01/2007 - 00:12:49  
  
Twitter 

Rejane Dias - Coord. Ceid

Por Calina Raquel

A coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, participa hoje da abertura do X Encontro de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação (ERED), que acontece em Teresina no período de 22 a 26 de janeiro. O evento que discutirá o tema: a inclusão da pessoa com deficiência no mundo informacional, tem como objetivo abordar as principais barreiras e aspectos da informação, buscando soluções que possibilitem acessibilidade desse segmento ao mundo da informação.  

Rejane Dias elogiou a iniciativa dos organizadores do evento em escolher como tema a acessibilidade da pessoa com deficiência à informação e ressaltou a importância dessa discussão a fim de se ampliar conhecimentos e buscar soluções no sentido de possibilitar o acesso do segmento à informação. “É salutar a discussão desse tema hoje; pois vivemos em um mundo globalizado, onde podemos ter informações de todos os lugares. Impedir que um segmento, por suas limitações, auditivas, visuais, mentais ou físicas, fique de fora dessa grande gama de informação e conhecimento, é poda-los de exercer sua cidadania plena. É preciso buscar mecanismos a fim de que essas pessoas possam usar um computador, visitar uma biblioteca, acessar a internet, enfim, dar a elas o direito do conhecimento”, frisou.

Solange Hiller, coordenadora do encontro, revelou que a motivação na abordagem desse tema se deu no último encontro nacional de estudantes de biblioteconomia, onde houve uma análise das dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam para ter acesso à informação. Solange ressalta que para ser um cidadão de fato e de direito, é preciso estar munido de informação.

“Infelizmente, ainda existe muito preconceito junto à pessoa com deficiência em todos os aspectos, principalmente no que tange a informação, ferramenta imprescindível para que nos tornemos cidadãos de fato e de direito. O que queremos com a discussão desse tema dentro desse encontro, é sensibilizar a sociedade no sentido de possibilitar que seja garantido o direito ao acesso à informação para as pessoas com deficiência. E nós, da área de biblioteconomia, que lidamos com a informação todos os dias, sentimos essa necessidade de nos capacitar, de adaptar as bibliotecas e os equipamentos para que esse segmento possa, de fato, exercer sua cidadania”, reforça.

No dia 25, a Ceid ainda participa do evento com uma palestra ministrada pelo coordenador de acessibilidade, Mauro Eduardo, onde enfocará as principais ações que o órgão desenvolveu nestes últimos anos com o objetivo de facilitar o acesso à informação das pessoas com deficiência do Piauí. “Estaremos mostrando os resultados positivos dos Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com deficiência auditiva e visual, além das  publicações em braile e a as realização de cursos de libras que tiveram articulação direta da Ceid. É importante discutirmos esse tema em um encontro como esse, pois seus participantes são formadores de opinião que ajudarão a difundir essas informações”, concluiu.