AMA precisa de voluntários na área de saúde
18/01/2007 - 00:12:10  
  
Twitter 

Consultório odontológico completo, à espera de um volutário.

Por Aline Moreira

O voluntariado ainda é uma ação desenvolvida de forma tímida no Piauí. A Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) sente isso na pele. Com uma estrutura física de fazer inveja a muitas instituições que assistem pessoas com deficiência no estado, a AMA possui consultórios montados de odontologia, neuropediatria, psicologia e fonoaudiologia, porém sem profissionais da área da saúde para atuar.

Atualmente atendendo a 120 famílias, a instituição depende de doações e de voluntários para realizarem trabalhos que auxiliem no tratamento dos autistas. O objetivo é o ingresso dos alunos em escolas regulares, mas é necessário um atendimento multiprofissional.

A diretora pedagógica da AMA, Maria Rosália Soares, afirma que os consultórios já estão montados há um ano, mas que faltam os profissionais para fazerem o atendimento. “Alguns profissionais como dentistas e neuropediatras, já estiveram por aqui e ofereceram seus préstimos. Mas, por algum motivo, não voltaram mais. Ficou só na promessa”, lamenta.

 Ela explica que é essencial a presença dos profissionais para que o tratamento seja completo. “De certo mesmo temos somente uma psicóloga, que vem uma vez por semana. Mas, por ser uma deficiência muito complexa, o autismo requer um trabalho multidisciplinar. Precisamos de um técnico de enfermagem, por exemplo, para os casos de acidente, de mais psicólogos e de outros especialistas”, informa.

De acordo com a diretora, um projeto foi enviado há quase um ano para a Fundação Municipal de Saúde requerendo a contratação dos profissionais, mas até agora nenhuma resposta foi dada. “Muitos profissionais que se dispõem a trabalhar aqui dizem que precisam ser liberados pelo SUS ou pelas diretorias dos hospitais onde trabalham”, diz.

Os interessados em contribuir oferecendo seus préstimos podem ligar para os números 3221-5257, 9411-8453 (Maria Rosália, diretora pedagógica), 9986-5593 (Helena Lima, Fundadora AMA-PI), 3223-6122 (Ribamar Lima Barros, presidente AMA-PI) ou irem diretamente à AMA, na avenida Marechal Castelo Branco, S/N, Ilhotas. “Os voluntários ganham em experiência e nós em resultados positivos para nossas crianças”, finaliza a diretora.