Ceid e Crea assinam convênio para melhorar acessibilidade no Piauí
16/01/2007 - 00:10:36  
  
Twitter 

Rejane Dias assina convênio com o Crea

Por Calina Raquel

A coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) e presidente do Conede (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, e o presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), José Borges Araújo, assinaram, na noite de ontem, convênio que sela parceria na criação de um grupo de trabalho cujo objetivo é melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência do Piauí.

Segundo José Borges Araújo, o grupo de trabalho contará com a participação de representantes da Ceid, Crea, Conede e entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Estado. Araújo acrescentou que após a composição desse grupo de trabalho, o Crea passará para a capacitação dos componentes do grupo que acontecerá nos dias 2 e 3 fevereiro, durante o IV Encontro Anual de Agentes de Fiscalização e Agentes Administrativos de Inspetores e Sede.

“Durante esse evento, estaremos fazendo a capacitação dos profissionais da área de engenharia e arquitetura no sentido de orientar-lhes na construção de mobiliários urbanos dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas”, informou. O presidente do Crea acrescentou ainda que o grupo de trabalho estará elaborando uma cartilha a fim de que nenhum prédio público ou privado seja construído fora dos padrões da ABNT.

A coordenadora da Ceid, Rejane Dias, ressaltou a importância da parceria com o Crea, entidade responsável pela orientações e fiscalização de profissionais e pelo setor da construção civil, como fundamental na contribuição da sensibilização desses profissionais para que o decreto nº 5296/04 seja cumprido e que todas as pessoas com deficiência tenham assegurado o direito de ir e vir.

“A Ceid vem trabalhando ao longo desses quatro anos para garantir o acesso das pessoas com deficiência à educação, a saúde, aos locais públicos e privados, enfim; para que possam exercer sua cidadania. Essa parceria é mais uma conquista do segmento, pois esse grupo de trabalho será mais uma ferramenta que contribuirá com a nossa luta pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência no Piauí e pela garantia do  cumprimento da lei no sentido de assegurar o direito de ir e vir dessas pessoas”, concluiu..