Casa adaptada para pessoa com deficiência servirá de modelo para projetos de habitação
15/01/2007 - 00:14:12  
  
Twitter 

Banheiro da casa foi totalmente adaptado

Por Robson Costa

O Piauí deu mais uma passo fundamental no processo de inclusão social da pessoa com deficiência. Na manhã desta segunda-feira (15) o Governador Wellington Dias, a Coordenadora Geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, e o Presidente da COHAB (Companhia de Habitação do Estado), Marcelino Fonteles, entregaram a primeira casa do Piauí, construída pelo Estado, adaptada para uma pessoa com deficiência. A beneficiada foi a cadeirante Maria do Céu Alves, 57 anos, que mora há 23 anos na enfermaria do Hospital Getúlio Vargas.

“Essa casa é a realização de um sonho. É uma vitória muito grande para mim. Eu estou muito emocionada”, comemorou Maria do Céu que tem uma história de vida de resistência e de superação. Ela não tinha parentes com condições de abrigá-la e mesmo assim sempre lutou por sua independência. A cadeira de rodas, por exempplo, não foi empecilho para que Maria do Céu concluísse os cursos de Bacharelado em Teologia e o de pós-graduação em Psicopedagogia.

A casa, localizada no Conjunto Dignidade, zona Sul de Teresina, é uma experiência piloto que servirá de modelo para futuras construções de novas moradias adaptadas no Estado e representa um marco no processo de inclusão da pessoa com deficiência. A casa tem 56 m² de área construída, tem as portas alargadas, piso rebaixado com rampas de acesso, além de janelas, tomadas, pias e torneiras rebaixadas. O banheiro também é adaptado com barras de ferro. Dessa forma Maria do Céu poderá executar todas as atividades domésticas a partir de sua cadeira de rodas.

A casa foi construída a partir de uma parceria da Ceid com a COHAB, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades.

O governador Wellington Dias explicou que a idéia de viabilizar a construção de casas adaptadas como benefício social surgiu a partir de uma necessidade visualizada pela Ceid e pela primeira-dama Rejane Dias.

“Hoje nós temos a meta de, em todos os conjuntos habitacionais construídos pela COHAB, destinarmos pelo menos 3% para pessoas com deficiência. Nós queremos garantir condições de habitação fazendo com que estas casas também sejam adaptadas às deficiências dos beneficiados”, explicou o governador Wellington Dias.

Rejane Dias informou que o projeto também será expandido para os municípios do interior do Piauí. “Estas adaptações garantem a independência das pessoas com deficiência, como Maria do Céu que é sem dúvida uma vencedora por toda a sua história de vida. O mais importante de tudo isso é a conquista da inclusão social e de independência que ela terá com esta conquista”, destacou.