Ceid e CREA vão garantir acessibilidade nos prédios públicos e particulares
10/01/2007 - 00:11:04

Rejane Dias mostra vídeo sobre acessibilidade a José Araújo

Por Robson Costa e Thais Loiola

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí (CREA-PI) vai dar posse no próximo dia 15 ao Grupo de Trabalho de Acessibilidade que vai fiscalizar os prédios públicos e privados e fazer valer o direito de ir e vir das pessoas com deficiência. O Grupo será composto por integrantes do CREA-PI, da Ceid (Coordenadoria Estadual para a Integração da Pessoa com Deficiência), de entidades ligadas às pessoas com deficiência e demais interessados. Durante a solenidade será formalizada uma parceria entre a Ceid e o CREA.

O presidente do CREA, José Borges Araújo, destacou a importância que o Grupo de Trabalho terá no sentido de estimular a conscientização de toda a sociedade e ainda de tornar a acessibilidade uma ferramenta de inclusão social.

A criação do GT foi aprovada na reunião plenária do CREA-PI ocorrida em dezembro, na qual também foi implantado o “Projeto Acessibilidade CREA-PI”. O projeto cumpre o decreto-lei nº 5.296/2004 que trata de melhorar a acessibilidade para os portadores de deficiência ou mobilidade reduzida.

A Coordenadora Geral da CEID e primeira-dama do Estado, Rejane Dias, elogiou a iniciativa e disse que o CREA dará uma grande contribuição para atingir o objetivo de proporcionar a inclusão social das pessoas com deficiência. “Será um grande avanço. É muito importante que este projeto entre nas universidades para que os profissionais de engenharia civil e de arquitetura tenham contato com o problema e se sensibilizem com a causa antes de entrarem no mercado de trabalho”, destacou.

O CREA-PI fiscalizará com rigor os novos projetos de arquitetura e construção a serem desenvolvidos no Estado, além de se responsabilizar pela oferta de cursos e treinamentos para os profissionais registrados junto ao Conselho. Também serão desenvolvidos materiais educativos e de divulgação, como folders e cartilhas. Todos os funcionários do Conselho serão treinados para receber denúncias, queixas e reclamações. A capacitação será estendida para os profissionais da área.

É intenção do CREA-PI levar a campanha para as faculdades que oferecem cursos de Engenharia e Arquitetura. Será exigida que a disciplina Acessibilidade faça parte da grade curricular destes cursos.

O projeto de adequação do prédio do CREA-PI incluirá treinamento dos atendentes em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), rebaixamento dos guichês de atendimento, substituição das escadas por rampas com corrimão, alargamento das portas dos banheiros e auditório, sinalização interna, além da instalação de dois elevadores.