Ceid é destaque no Prêmio Piauí de Inclusão
20/12/2006 - 00:09:55

Prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido pela Ceid

Por Astrid Lages

Uma coincidência de objetivos entre o Governo do Estado do Piauí e o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, que é querer, desejar e promover o bem-estar das pessoas: assim foi definido o objetivo do Prêmio Piauí de Inclusão Social, que teve a solenidade de entrega na noite dessa terça-feira, 19, no Rio Poty Hotel.

Participaram da solenidade, o governador Wellington Dias e a coordenadora da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, que recebeu troféu - categoria Menção Honrosa, pelo trabalho inclusivo de destaque com as pessoas com deficiência, autoridades, empresários e jornalistas, dentre elas, o vice-prefeito de Teresina, Elmano Férrer; o presidente do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, Paulo Guimarães; o presidente da Fundação Cepro (Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí), Oscar de Barros; o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Luís Carlos de Oliveira; dentre outros.

Dentro do projeto, 34 matérias especiais exibidas e publicadas pela TV e Jornal Meio Norte, distribuídas em 90 páginas de jornal e 170 minutos de matérias, oito trabalhos foram destacados e receberam troféus, dentre eles, o Projeto Pintando a Liberdade, executado na Colônia Agrícola Major César de Oliveira, fomentado pela Secretaria Estadual de Justiça e dos Direitos Humanos e Fundação Estadual de Esportes (Fundespi), na categoria Executor Informal de Projetos Fomentados por ONGs (Organizações não-governamentais).

As palavras da mãe, que vive a experiência de tantas outras no Estado, relatadas através da gestora que teve a oportunidade de executar políticas que beneficiam os mais necessitados. Rejane Dias lembrou, durante discurso que esse é um campeonato do bem que fortalece o incentivo às famíllias que enfrentam a dificuldade de ter um filho com deficiência. Emocionada, ela lembrou das dificuldades enfrentadas e reafirmou o compromisso com os segmentos que têm vulnerabilidade social, beneficiando as pessoas com deficiência, que no Piauí compõem 17,5% da população. "Através da saúde, educação e reabilitação, estamos conseguindo resgatar essa dívida que o Piauí tinha com essas pessoas", disse, informando que hoje, o Estado possui 80% de cobertura no teste do pezinho, que antes poucos tinham acesso, devido ao alto custo do exame. Atualmente, pode ser feito sem pagar nada. "Nossa meta definitiva é que o teste do pezinho gratuito chegue a todo o Estado", concluiu.

Para diretor de Jornalismo do Sistema Meio Norte, José Osmando de Araújo, essa parceria, realizada com o Governo do Estado, é considerada vitoriosa, porque além de incentivar o desenvolvimento do Piauí e a capacidade de elevação da qualidade de vida das pessoas mais pobres, incentiva a sociedade a fazer o bem. "O prêmio Piauí de Inclusão Social tem, exatamente essa característica e esse foco de mostrar à sociedade exemplos para que a ela se espelhe nas iniciativas sociais e econômicas para melhorar o desempenho do cidadão e, com isso, promover o desenvolvimento do Estado", disse.

Dentre os discursos mais emocionados da noite, um destaque para as poucas palavras do padre Umberto Pietro, presidente da Fundação Padre Antônio Dante Civiero, que recebeu o prêmio na categoria Executora Informal de Projetos Fomentados por Prefeituras. "Obrigado", pontuou o padre. "Mas não estamos sozinhos. Não fazemos nada sozinhos", comentou, reforçando a participação do Governo do Estado e do Sistema Meio Norte como parceiros.

O governador Wellington Dias aproveitou a oportunidade para lembrar que parcerias como essas fazem parte do projeto do Governo do Estado, que é de resgatar a auto-estima do piauiense. "São em meio às dificuldades, a apesar delas, que as coisas boas acontecem", disse, ressaltando que é preciso compreender que essas boas experiências fazem parte de um conjunto. "É com muita alegria que vejo o Piauí descobrir o Piauí", concluiu.