Comissão de frente da Caminhada da Fraternidade é formada por PCDs
20/06/2006 - 00:15:04  
  
Twitter 

caminhada da Fraternidade

Por Aline Moreira

A manhã ensolarada deste domingo (18) motivou os teresinenses a, literalmente, exercitarem a solidariedade na 11ª Caminhada da Fraternidade, organizada pela Arquidiocese de Teresina. Após a missa celebrada pelo Arcebispo de Teresina, Dom Celso José, cerca de 60 mil pessoas acompanharam o percurso que começou na igreja São Benedito, e terminou na avenida Petrônio Portela, embalados por muita música.

Este ano a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e pessoas com deficiência” e lema “Levanta-te, vem para o meio”. Não por coincidência, a comissão de frente da caminhada foi formada por pessoas com deficiência, que largaram de um ponto mais adiante da concentração, em frente ao supermercado Hiper Bom Preço, na avenida Frei Serafim.

A organização da caminhada planejou a inclusão da PCDs que participaram do evento de maneira que ficassem bem visíveis a todos, chamando atenção para a inclusão deles também na sociedade. “Hoje eles são os personagens principais deste grande evento e é para eles que todas as atenções devem estar voltadas. Mas não só hoje, isso deve acontecer todos os dias. A campanha deste ano é muito importante para eles”, frisou a presidente da Associação de Amigos do Autista do Piauí (AMA), Maria Helena Oliveira.

Nem o calor nem o cansaço atrapalharam a participação de cadeirantes, moletantes ou pessoas com outros tipos de deficiência. Alguns caminharam até o momento onde resistência física permitiu. E para as situações que necessitassem de atenção médica, diversas ambulâncias e UTIs móveis ficaram de prontidão em pontos estratégicos do percurso, assim como caminhões contendo água mineral para serem distribuídas. Tudo foi planejado pensando no bem estar dos PCDs.

Os idosos também receberam atenção especial. Foram conduzidos confortavelmente por vans, devidamente vestidos com a camisa verde amarelo da caminhada.

A coordenadora para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), Rejane Dias, acompanhou a caminhada ao lado do governador Wellington Dias e participou até o final.