UFPI realiza forum para a educação inclusiva
30/11/2006 - 00:17:34

I Forum de Deficicência Visual e Física da UFPI

Por Ubiracy Sabóia

Um evento para discutir a inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Piauí está sendo realizado o I Fórum de Deficiência Visual e Física, dentro do programa Universidade Inclusiva. Segundo a professora Ana Valéria Lustosa, do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva da UFPI, o evento tem um objetivo e um desafio que o processo de inclusão de pessoas com deficiência na Universidade Federal do Piauí.

Ela ressaltou que o objetivo é desenvolver estratégia e diretrizes para o enfrentamento dos desafios na política de inclusão de alunos com deficiência física e visual. “Estamos preparando um campo de discussão e um cenário para que se crie uma consciência para alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Piauí, que possam garantir a inclusão dos alunos com deficiência”.

Um dos pontos altos foi à palestra da professora Doutora Joana Belarmino, deficiente visual, ela tem doutorado em Comunicação e Semiótica e é professora da Universidade Federal da Paraíba. Joana Belarmino falou sobre a percepção de mundo da pessoa com deficiência visual. “Os cientistas afirmam que 80% das informações que circulam no mundo são visuais, como cego faz então (questionou), ele utiliza os outros sentidos”, ressaltou a professora. Ela acrescentou que, por exemplo, o cego pode descrever um pôr-do-sol mesmo privado da visão, por utilizar os seus outros sentidos e a cultura adquirida através da educação e do aprendizado em Braile.

A estudande de pedagogia, Rogéria Rodrigues, que ficou cega aos 12 anos, disse que ingressar na universidade é uma grande vitória e frisa a necessidade de alguns instrumentos para facilitar a vida acadêmica dos estudantes. "Uma biblioteca virtual seria um bom mecanismo para ajudar a incluir as pessoas com deficiência na universidade". Rogéria também é acadêmica  de História na Universidade Estadual do Piauí.

O evento vai até amanhã no auditório do Centro de Tecnológico da Universidade Federal do Piauí e ainda serão abordados temas relativo à deficiência física.