Evento discute inclusão escolar da pessoa com deficiência mental
23/11/2006 - 00:13:00  
  
Twitter 

Alunos do Centro Ana Cordeiro

Por Robson Costa

O Centro de Habilitação Ana Cordeiro promove nesta sexta-feira (24) um workshop para discutir a inclusão da pessoa com deficiência mental nas escolas regulares. O evento, que será realizado na sede do próprio Ana Cordeiro, localizado na Rua Hermínio Conde, Praça da Tabuleta, tem início às 8 horas da manhã e prossegue durante todo o dia.

A inclusão escolar possibilita um ganho real na qualidade de vida e cidadania das pessoas com deficiência e por isso mesmo é uma das grandes lutas da Ceid (Coordenadoria Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência).

Com o tema “Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Mental: Questão em Debate”, o workshop vai fazer uma avaliação prática dos resultados obtidos com a inclusão de 32 alunos do Ana Cordeiro em escolas regulares das redes pública, privada e filantrópica. Estes alunos, que continuam recebendo apoio pedagógico e técnico multidisciplinar do Centro de Habilitação, foram incluídos em 29 escolas regulares em Teresina através do projeto Mosaico.
O Ana Cordeiro tem hoje 390 alunos com deficiência mental matriculados.

“Nós iniciamos este projeto em abril de 2005 e ele tem como objetivo incluir as criança com deficiência mental, que recebe atendimento no Ana Cordeiro, nas escolas regulares da rede pública estadual e municipal, além das escolas particulares e escolas filantrópicas”, informa a professora Rosana Melo, coordenadora do workshop e do projeto Mosaico.
Rosana explica que são feitas visitas periódicas às escolas, passando orientações e incentivando a inclusão.

“Vamos discutir quais foram as dificuldades encontradas, o que foi acessível de fato, o que deu certo e o que não deu e por que não deu. Vamos propor mudanças e alternativas para tornar a inclusão na educação uma realidade de fato. Será uma troca de experiências enriquecedora”, analisa.

De acordo com a professora ainda existem muitas dificuldades na inclusão escolar da pessoa com deficiência mental e o principal problema causador da discriminação é a falta de conhecimento. O tema da inclusão escolar, em específico que trata das pessoas com deficiência mental, tem motivado vários debates, evidenciando posições polêmicas e controvérsias entre educadores e especialistas.

"A escola é o grande referencial para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Se houver a inclusão na escola, esse conceito termina ultrapassando os muros, chegando lá fora, na sociedade. Por isso o primeiro passo e o mais importante do processo é a sensibilização e conscientização da comunidade escolar incluindo os alunos, os pais dos alunos, os professores, os funcionários, enfim, todos. É na escola que se vive o ambiente de humanização ”, destaca.


PROGRAMAÇÃO:

Manhã

8h00 – Abertura
8h20 - Palestra. Tema: Como transformar a escola comum em inclusiva?
Palestrante: Rosana Melo – Professora do Ana Cordeiro e coordenadora do Projeto Mosaico
9h45 – Intervalo
10h00 – Palestra. Tema: Adaptação Curricular
Palestrante: Luzia Carvalho – Psicopedagoga
11 horas - Mesa redonda (equipe técnica)

Tarde

12 horas – Almoço
13h30 - Análise do Projeto Mosaico
15 horas – Intervalo
15h15 - Compartilhando experiências
17 horas - Encerramento (entrega de certificado)