Abrigo São José em Parnaíba ganha novas instalações
14/06/2006 - 00:09:46

As novas instalações do Abrigo São José, em Parnaíba, foram entregues nesta quarta-feira (14) e vai atender cerca de 22 idosos carentes. Os recursos, no valor de R$ 70 mil, viabilizados através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), foram aplicados na construção de uma cozinha, na troca do piso dos dormitórios, na troca do forro do refeitório e parte do telhado.

“Nosso desejo é que esse abrigo funcione da forma mais digna. Nos próximos dias, também vamos entregar uma Kombi que foi solicitada pela direção do abrigo. Na ocasião, a coordenadora Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), Rejane Dias, também fez a entrega de 11 cadeiras de rodas, sendo sete para idosos com dificuldade de locomoção que vivem no Abrigo São José e as quatro restantes atenderão alguns pedidos.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Janaina Mapurunga, anunciou uma parceria com o município para que os idosos tenham atendimento médico e fisioterapêutico através do Programa Saúde da Família (PSF). “Os abrigos não podem ser vistos como depósito de idosos, devem ser cuidados com amor”, explicou.

Valéria Castelo Branco, primeira-dama do município, disse que não só a estrutura física do município passou por uma melhoria, mas também a auto-estima de quem vive e de quem trabalha na casa. “Agradeço a parceria com o Governo do Estado que beneficia Parnaíba com inúmeras obras, como a construção do mercado da Guarita, o asfaltamento de ruas e avenidas e o restaurante popular”, disse.

O coordenador do Abrigo São José, Francisco José Pontes, destacou a importância das parcerias e anunciou novos parceiros através de programas como o Mesa Brasil. “Recentemente, também fizemos uma parceria com os estudantes do curso de agronomia da Universidade Estadual para orientar a implantação de uma horta no abrigo. Sem parcerias não somos nada”, disse.

Dona Marilde Pereira e seu João Sobrinho, que moram na casa, fizeram uma homenagem à coordenadora da Ceid e à secretária da Sasc, e agradeceram o benefício. O grupo de crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Cravo, em Parnaíba, fizeram apresentações culturais.