
Capacitação Equoterapia
A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) e com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), vai implantar, em breve, um Centro de Equoterapia em Floriano. Para isso, nesta segunda (1º), teve início o curso de capacitação para os profissionais que vão atuar no município.
O novo Centro ficará localizado no Parque de Exposições de Floriano, espaço cedido pela Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro). No Piauí, o projeto já existe nos municípios de Teresina e Parnaíba.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, disse que o novo Centro irá beneficiar a população de toda a região. “Esse Centro vai mudar a vida das pessoas com deficiência não só da cidade de Floriano, mas de toda aquela macrorregião. Vamos atender crianças com autismo, pessoas com paralisia cerebral e outros tipos de deficiência.”
O tratamento de Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.
De acordo com a diretora do Centro de Equoterapia, Major Sheyla Chaves, a realização dessas atividades melhora significativamente diversos aspectos da vida dessas pessoas. “Nós estamos promovendo essa primeira capacitação em terapias assistidas com cavalos aos profissionais para que eles possam atender da melhor forma possível os participantes de Floriano”, declara.