Programa Brasileiro de Acessibilidade é lançado no Piauí
20/11/2006 - 00:10:57

Solenidade de lançamento do Programa Brasil Acessível

Por Robson Costa

O Governador Wellington Dias, a primeira-dama do Estado, Rejane Dias, Coordenadora Geral da Ceid, e o Diretor do Departamento de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Renato Buareto, lançaram no Piauí o Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana -  Brasil Acessível. O evento aconteceu no início da noite da última quinta-feira no Palácio de Karnak.

O Piauí escolhido pelo Ministério das Cidades para ser o primeiro Estado da Federação a lançar o Programa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Ceid (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência) na articulação para a inclusão da pessoa com deficiência.

“A cartilha do Brasil Acessível será distribuída para todos os 45 mil estudantes de arquitetura do Brasil para que as todas as futuras construções já sejam pensadas com acessibilidade”, destacou Roberto Buareto.

A Coordenadora-Geral da Ceid, Rejane Dias, falou sobre a importância de se estabelecer políticas públicas visando a acessibilidade em todos os municípios piauienses e garantiu que as obras para acessibilidade em Teresina já devem ser iniciadas em janeiro deste ano. “O município de São Gonçalo do Piauí também ser o beneficiado, o projeto deverá ser aprovado em breve e vamos poder levar mais dignidade e cidadania para a população da cidade”, disse.

O governador Wellington Dias explicou que é preciso cumprir o cronograma de acessibilidade, para tornar as cidades mais inclusivas. “Até 2007 todas as entidades públicas devem ser adaptadas e nós vamos trabalhar para isso”, frisou.

O Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana – Brasil Acessível –tem o objetivo de incluir uma nova visão no processo de construção das cidades que considere o acesso universal ao espaço público por todas as pessoas e suas diferentes necessidades.

Um dos desafios colocados para todos os municípios brasileiros é a inclusão de parcelas consideráveis da população na vida, nas cidades.

Os municípios devem incluir no Plano Diretor o programa de acessibilidade, que deve ser visto como parte de uma política de mobilidade urbana que promova a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência e idosos, com o respeito aos seus direitos fundamentais.

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Infra-estrutura, já deve iniciar as obras de acessibilidade em Teresina no início do próximo ano. O Ministério das Cidades e a Prefeitura de Teresina aprovaram o projeto elaborado pela Ceid, que inclui o rebaixamento de guias; a construção de 288 rampas de acesso; piso táctil (para deficientes visuais) e 150 reservas de Estacionamento. Serão investidos R$ 180 mil no projeto, incluindo a contrapartida do Governo do Estado.