Seid finaliza capacitações com os municípios sobre Passes Livres e Carteira do Autista
25/06/2025 - 11:15  
  
Twitter 

Seminário de Capacitação

A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) realizou, nesta quarta-feira (25), a última edição do ano do Seminário Regional de Capacitação sobre Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura e Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo do Seminário é aprimorar o atendimento e qualificar a execução desses serviços no interior do Piauí.

A capacitação é voltada para profissionais e representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes) e de instituições que atuam na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

O Seminário aconteceu no auditório da Seid e reuniu profissionais do Território dos Cocais. Durante toda a manhã, a equipe técnica da secretaria apresentou orientações detalhadas, além do passo a passo para a solicitação dos benefícios por meio da plataforma Gov.pi Cidadão.

De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, foram capacitados representantes das cidades de todos os Territórios de Desenvolvimento do estado. “Sempre buscamos trabalhar em parceria com os municípios para a emissão desses documentos, agora também capacitando para os serviços de forma digital, como determina o governador Rafael Fonteles”, declara.

Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Pessoas com Deficiência

Durante o evento de hoje no auditório da Seid, também foi apresentada a Consulta Pública para a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Pessoas com Deficiência, uma parceria entre a Seid e a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social.

Já está disponível, a partir de hoje até o dia 25 de agosto, um formulário voltado à população com deficiência, através do link http://www.ssp.pi.gov.br/consultapublicapcd. A ação tem como objetivo identificar os tipos de violência vivenciados por esse grupo em diferentes regiões do estado e orientar ações de combate e prevenção.