Parceria vai viabilizar pesquisa sobre causas de deficiência em São Gonçalo
17/11/2006 - 00:12:30

Thomas Morgan, o governador Wellington Dias e Dona Rejane

Por Antônio de Pádua

O Governo do Estado vai envidar esforços no sentido de viabilizar uma parceria entre o Instituto de Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Washington, para um trabalho de pesquisa sobre as causas de deficiências física e mental, tendo o São Gonçalo do Piauí como município piloto.

Isso foi decidido em audiência do geneticista norte americano Thomaz Morgan, o governador Wellington Dias, e a coordenadora geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) na tarde da última quinta-feira, 16, no Palácio de Karnak, acompanhada da secretária de Saúde, Tatiana Chaves.

Ainda no Palácio de Karnak, Thomaz Morgan, auxiliado por uma intérprete, fez uma avaliação preliminar da realidade que pode constatar que no município de São Gonçalo do Piauí, a 126 quilômetros ao sul de Teresina, onde 33,4 por cento da população é constituída de pessoas com deficiência (PPDs).

Thomaz Morgan descartou os casamentos consangüíneos como as principais causas das deformidades, alegando que muitas uniões entre parentes têm resultado em filhos saudáveis. Porém, observou que a alimentação básica é constituída de carne, arroz, feijão e farinha de mandioca, enquanto verduras, principalmente espinafre, ricas em ácido fólico, são ausentes do cardápio. Segundo ele, a espinha dorsal do bebê é formada nos primeiros 10 dias e nesse período precisa de ácido fólico.

A secretária Tatiana Chaves anunciou providências como incentivo ao pré-natal, aumentar número de consultas na rede hospitalar, aumentar a presença de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), além da qualificação de pessoal, citando como exemplo a capacitação de 23 profissionais em unidades de terapias intensivas (UTIs). Porém, observou que a parte preventiva depende do compromisso individual de cada gestante e de cada família, destacando que com o pré-natal a probabilidade de um filho saudável é muito maior.

A primeira-dama Rejane Dias disse que a parceria entre a USP e a Universidade de Washington será de fundamental importância, pois vai propiciar o trabalho de uma equipe médica liderada pelo geneticista Thomaz Morgan, que visa prevenir casos de deficiência não apenas em São Gonçalo como em todo o Estado.

Por sua vez o prefeito de São Gonçalo, Pedro Ferreira da Silva agradeceu ao geneticista Thomaz Morgan, que passou toda a última quarta-feira, 15, no município (pela segunda vez), verificando a situação de várias pessoas com deficiência. Também agradeceu ao Governo do Estado pela atenção dispensada.

Participaram do encontro o coordenador de acessibilidade da Ceid e representante da Associação dos Deficientes Físicos do Piauí, Mauro Eduardo, a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), Helena Lima, o prefeito de São Gonçalo e técnicos do Governo do Estado, além da coordenadora geral da Ceid e da secretária de Saúde.