Piauí realiza terceira etapa da Formação sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência
23/10/2024 - 12:04  
  
Twitter 

Formação sobre a Avaliação Biopsicossocial

Nesta quarta-feira (23), durante todo o dia, está sendo realizada, no Centro Integrado de Educação Especial de Teresina (Cies), a terceira e última etapa do curso de formação "Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência utilizando o Instrumento de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM)".

O curso, dividido em três grupos focais com 28 profissionais, é promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com a parceria da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) no Piauí.

Voltado para profissionais de nível superior da área da saúde, assistência social e educação, o curso busca qualificar esses profissionais para que avaliem, em seus atendimentos, a condição da deficiência sob a perspectiva biopsicossocial, ou seja, considerando as dimensões biológica, psicológica e social dos indivíduos. Os municípios participantes da formação são: Teresina; Floriano; Parnaíba; Picos; Bom Jesus e Piripiri.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o Piauí é pioneiro na realização dessa pesquisa, que também será aplicada nos outros estados da federação. “Com essa capacitação, vamos poder avaliar e atestar quem realmente é uma pessoa com deficiência, para poder dar direitos a quem tem direitos”, destaca o secretário.

Na ocasião, Leide Coelho, pesquisadora da Fiocruz, disse que o curso é a continuidade do processo de formação dentro da pesquisa de análise de aplicabilidade. “Os profissionais envolvidos já tiveram formação online e presencial, depois fizeram a aplicação de fato do IFBrM nos municípios, onde agora estamos colhendo os resultados dessa pesquisa.”

O curso teve a etapa de formação na modalidade online realizada de 22 a 30 de agosto deste ano e, durante os dias 2 e 3 de setembro, ocorreu presencialmente no Cies. O cronograma seguiu de 04/09 a 04/10 com a coleta de dados, onde foi feita a avaliação de pessoas com deficiência por meio do IFBrM e registros em diário de campo. O resultado da pesquisa está previsto para ser divulgado no mês de dezembro.